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Comunicação

Festival Internacional na Ucrânia abre inscrição para agências

Composto por 13 conjuntos, o KIAF irá premiar agências que tenham trabalhado com temas relacionados aos direitos humanos e combate as desigualdades sociais


3 de março de 2023 - 7h57

Campanha da KIAF para o festival que irá premiar cases de agências internacionalmente

Campanha da KIAF para o festival que irá premiar cases de agências internacionalmente (Crédito: KIAF)

Sediado na Ucrânia, o 24º Festival Internacional de Publicidade de Kiev abre inscrições para campanhas exclusivas de caráter humanitário e com impacto social sobre a guerra e direitos humanos.

Com o mote de “Tornar o mundo um lugar melhor”, os organizadores buscam reconhecer as agências que trabalham para levar a conscientização do conflito tanto para sociedade. Dentre os critérios da premiação estão: mudar a percepção, inspirar ações para ajudar o meio ambiente, lutar contra as diversas formas de discriminação e a promoção da paz. Ao todo, os trabalhos disputarão em 13 categorias.

O festival é organizado pela All-Ukrainian Advertising Coalition, associação que atua no mercado de publicidade e comunicação na Ucrânia há mais de 20 anos. A coligação reúne os principais players do mercado ucraniano e mundial, cerca de 160 empresas, incluindo agências de criação, marketing, relações públicas, empresas de mídia e anunciantes.

Além do KIAF, a organização também promove concursos e eventos publicitários, como Effie Awards Ukraine, Kyiv International Advertising Festival, The Night of Ad Eaters. Além disso, representa localmente outros concursos internacionais, como ADC*E, Epica, Gerety Awards, Golden Drum; sendo um dos membro da
Associação Europeia de Agências de Comunicação.

Publicidade na Guerra na Ucrânia

Há um ano, a agência de publicidade MGID, fundada na Ucrânia, dobrou seus esforços para combater informações falsas sobre o conflito incitados pela invasão russa em 24 de fevereiro de 2022. “Decidimos usar a nossa própria expertise e a estrutura da plataforma da empresa para difundir informações e fazer uma comunicação que pudesse ajudar o maior número de pessoas no conflito. No início, o movimento focou em lançar campanhas dentro da plataforma visando arrecadar fundos para causas humanitárias ucranianas”, explica Sergii Denysenko, CEO da MGID. Além da plataforma, a MGID também passou a divulgar os conteúdos na rádio Free Europe e da BBC ao unir esforços com mais 50 empresas, incluindo o Ministério Ucraniano de Transformação Digital e a IAB Ucrânia, para lançar anúncios em combate a desinformação.

Segundo o CEO, a rotina dos publicitários na Ucrânia mudou drasticamente. “Tivemos que encerrar os serviços na Rússia onde éramos líderes de mercado, alguns funcionários tiveram que sair de sua sede em Kiev para se abrigar nos porões de abrigos no interior do país ou no exterior e viram conhecidos e amigos se alistarem para o conflito militar”, comenta. A MGID ajudou os colaboradores da Ucrânia a serem realocados para áreas seguras e providenciou todo o suporte necessário para o seu bem-estar. A empresa passou a estruturar com maior profundidade seus serviços no Brasil durante os primeiros meses de 2023.

Publicitários ucranianos se escondem de bombas russas em Kiev

Nickolas Rekeda (direita), CMO da MGID, e Svatoslav Mutsko, gerente de contas APAC e LATAM da MGID, trabalhando em um porão perto de Kiev, após um ataque a bomba (Crédito: Arquivo Pessoal/MGID)

Como concorrer a prêmios no Festival da Ucrânia?

Em cada uma das categorias do Festival serão considerados as ferramentas utilizadas para a campanha, como filmes publicitários, OOH, redes sociais, ações de relações públicas, dentre outras. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 21 de abril. Veja, abaixo, as 13 categorias da premiação:

1- Paz: iniciativas que promovam a desmilitarização de regiões e o apaziguamentos dos humores bélicos;

2- Meio Ambiente & Sustentabilidade: iniciativas que visam educar, mudar percepções, inspiração para ajudar o meio ambiente.

3- Direitos Humanos, Justiça e Instituições Fortes: trabalhos voltados para o combate à discriminação (raciais, étnicos, religiosos etc.) promovendo empoderamento, igualdade, direitos, tolerância;

4- Educação: qualidade educacional, cívica e social com esforços que contribuam para garantir uma educação inclusiva e com qualidade para todos, assim, promover  oportunidades de aprendizagem ao longo da vida;

5- Igualdade de gênero e direitos LGBTQ em trabalhos para alcançar a igualdade de gênero e empoderamento;

6- Pobreza e Fome: campanhas sobre esforços para o combate a pobreza e a fome em todos os lugares;

7- Saúde & Bem-Estar: trabalhos que visam garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos;

8- Saúde, segurança e felicidade infantil: iniciativas que visam o que as crianças precisam para uma vida segura e feliz;

9- Crescimento Econômico, Inovações, Indústria: trabalho que promovem o crescimento econômico, emprego pleno e produtivo e trabalhos dignos, assim como investimentos e inovações;

10- Proteção Animal: campanha que visa apoiar, proteger e conservar os animais e a vida selvagem;

11- Artes e Cultura: esforços que abordam as diferentes questões e objetivos na ajuda à preservação do patrimônio artístico e cultural da humanidade.

12- Parceria para os objetivos da ONU em colaboração e parcerias com partes interessadas de governos, sociedade civil, setor privado e outros para a melhoria da sociedade e a implementação do desenvolvimento sustentável;

13- Soluções locais com iniciativas que abordam mudanças positivas.

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