IAVB: campanha integrada pela prevenção
Superação de atletas é exemplo para prevenção do câncer de mama em ação do Instituto Arte de Viver Bem criada pela VML
Superação de atletas é exemplo para prevenção do câncer de mama em ação do Instituto Arte de Viver Bem criada pela VML
Meio & Mensagem
24 de julho de 2012 - 3h40
A agência VML e o Instituto Arte de Viver Bem (IAVB) preparam, para o início do próximo semestre, a campanha de 2012 da ONG de prevenção ao câncer de mama. A campanha anterior repercutiu após a veiculação nos Estados Unidos.
Assim como em 2011, a nova etapa terá esportistas fotografados com uma camiseta exclusiva que alude para a importância do esporte na prevenção da doença. Já estão confirmados Neymar, Daiane dos Santos, Maurren Maggi, Diego Hipólito, Giba e Bernardinho.
Eles devem ser fotografados após os Jogos Olímpicos de Londres — apenas Neymar já posou para o IAVB. “A mulher em tratamento de câncer passa pela mesma questão dos atletas: se superar a todo momento, vencer os próprios limites. Nossa medalha é a cura”, afirma Valéria Baraccat Gyy, fundadora do IAVB, diagnosticada com câncer em 2004 — a partir daí, ela se submeteu a oito cirurgias. Em nenhum momento deixou de lado o trabalho engajado e é responsável por costurar parcerias, dos atletas aos anunciantes, passando por agências de comunicação e os veículos de mídia.
Em paralelo às peças com os atletas, a campanha terá uma cartilha de 24 páginas encartada em 2,1 milhões de exemplares de revistas femininas e populares da Editora Abril — em 2011, uma cartilha semelhante foi distribuída, mas com tiragem de 120 mil exemplares.
Nos dois casos, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo chancela o conteúdo veiculado. Em 2012, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), também referenda as informações. Para incrementar a arrecadação, o IAVB está negociando oito cotas de patrocínio à cartilha no valor de R$ 50 mil cada.
Nas redes sociais, a VML prepara estratégia para tornar o IAVB mais presente no ambiente digital. A meta é posicionar o Instituto como líder de discussões e informações a respeito da doença— da prevenção às medidas para evitar sofrimento com a doença, após o diagnóstico. “Temos que, agora, promover o diálogo. Há muitas mulheres querendo conversar sobre o tema”, observa Fernando Taralli, presidente da VML.
O site da ONG será totalmente repensado, também com o objetivo de estimular o diálogo com mulheres portadoras de câncer — e aquelas interessadas em preveni-lo. A página deverá ganhar, ainda, um sistema de doações que permita receber dinheiro de outros países.
O foco é fundamentalmente os Estados Unidos, que recebeu positivamente a campanha em 2011. “Eles estão muito mais engajados em projetos sociais que o Brasil. A cultura deles, nesse sentido, está mil anos à nossa frente”, avalia Valéria. Com a disseminação do IAVB internacionalmente, ela planeja uma campanha, no futuro, com atletas internacionais.
Todo esse trabalho de construção de marca tem, obviamente, um objetivo mais concreto — e voltado às portadoras de câncer. O IAVB já comprou uma casa em Higienópolis, bairro na região centro-oeste de São Paulo, e deve inaugurar a Casa da Mulher entre o final do ano e o início de 2013. Ali, a meta é instalar salas de fisioterapia, ioga e consultórios dentários, além de um auditório para disseminação de informações sobre a doença, com simpósios e palestras.
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