Instituições de ensino fazem ações em torno do Enem 2025
Anhanguera, Estácio e Cruzeiro do Sul promovem ações para ajudar os estudantes a se prepararem para o exame

Enem 2025 acontece 9 e 16 de novembro, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde acontece em 30 de novembro e 7 de dezembro (Crédito: AimPix/Shutterstock)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 acontece nos próximos dois domingos, 9 e 16 de novembro, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro. Aproveitando este momento, instituições financeiras, como Anhanguera, Estácio e Cruzeiro do Sul, promovem ativações e campanhas visando ajudar os estudantes.
Anhanguera
A Faculdade Anhanguera, por exemplo, se uniu à Faber-Castell para distribuir gratuitamente 60 mil canetas esferográficas pretas, item obrigatório da prova, aos participantes em locais estratégicos nas cidades de São Paulo e Salvador.
As empresas também promovem aulões gratuitos e simultâneos nas unidades da Anhanguera, com revisões de redação, humanas, linguagens, matemática, biológicas, entre outras, pelas professoras e influenciadoras Pamba e Gabi Mello. Em agosto, a Anhanguera também havia lançado o “100 dias para o Enem”, uma plataforma 100% gratuita com conteúdos de preparação para a prova.
Estácio
Por sua vez, a Estácio lançou, em parceria com a Artplan, a plataforma gratuita “Enem na MatérI.A.”, que une o conhecimento de professores a recursos de inteligência artificial, com o objetivo de transformar das redes sociais em conteúdos educativos para quem vai realizar o exame.
Além dos materiais focados na preparação para o Enem, a plataforma também conta com conteúdos sobre carreiras e um desafio premiado, que testará os conhecimentos dos participantes e oferecerá prêmios, como bolsas de estudo integrais e uma viagem à Europa com tudo pago, com cinco opções de destino: Paris, Londres, Munique, Lisboa e Madrid. A viagem inclui ainda visitas a museus e tours por parques tecnológicos. Para ter acesso à ferramenta é preciso se inscrever pelo site do projeto.
Cruzeiro do Sul Educacional
A partir de 1º de novembro, a Cruzeiro do Sul Educacional lançou o “Aulão das Estrelas”, um projeto gratuito de revisão para o Enem com professores reconhecidos nacionalmente, como Sandro Curió, Gabriel Cabral, Ramilton Batinga, Noslen Borges e Walter Solla.
Criada e planejada pela Media Brands, a ação oferece aulas de revisão nas disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química e História, todas com intérprete de Libras e dicas práticas para otimizar a preparação para o exame.
Nos dias 9 e 16 de novembro professores ainda realizarão lives com análise comentada da prova. Além disso, a psicóloga e professora da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Ana Lúcia Poffal, apresentará aula sobre inteligência emocional, auxiliando os estudantes a enfrentarem o exame com mais tranquilidade. Para se inscrever é preciso acessar o site do projeto.
