Lew?LaraTBWA tem três novos sócios
Márcio Oliveira assume a presidência e Manir Fadel torna-se chief creative officer, ambos com participação acionária
Márcio Oliveira assume a presidência e Manir Fadel torna-se chief creative officer, ambos com participação acionária
Felipe Turlao
3 de dezembro de 2012 - 8h00
Uma das maiores agências de publicidade do Brasil passa por importantes mudanças em sua estrutura diretiva. A Lew’LaraTBWA promove Márcio Oliveira ao cargo de presidente, antes ocupado por Luiz Lara. Até então vice-presidente de operações, Oliveira assume o novo posto em janeiro. Na mesma ocasião, o vice-presidente de criação Manir Fadel torna-se chief creative officer, em substituição no cargo a Jaques Lewkowicz. Oliveira, Manir e a chief financial officer Sheila Wakswaser, que já estava no cargo, passa a ter participação acionária de 1% cada.
Os sócios fundadores Lara e Lewkowicz continuam atuantes na agência, como chairman e chairman criativo, respectivamente. “É um processo natural e que nada muda em nosso dia-a-dia, porque todos já exerciam, na prática, as novas funções”, frisa Lara. “O meu compromisso e o do Jaques com o negócio continua total, e estamos dedicados em tempo integral à agência. Adoramos o que fazemos”, completa.
Os contratos de Lara e Lewkowicz com a TBWA, iniciados em 2007, se encerrariam em 2012, após período de cinco anos. Entretanto, os dois sócios brasileiros e a rede multinacional acabam de renovar o acordo por mais cinco anos. E resolveram incluir na negociação de permanência a admissão dos três executivos como acionistas. Os 3% de participação acionária que estão sendo transferidos a Oliveira, Manir e Sheila serão deduzidos das ações de Lara e Lewkowicz. Assim, a participação de cada um dos dois fundadores baixa de 15% para 13,5%, e a rede TBWA mantém intactos os seus 70%, percentual que tem desde a renegociação de 2010. Os novos contratos preveem ainda que as participações de Oliveira, Fadel e Sheila podem crescer no decorrer do tempo. Mesmo assim, Lara descarta a possibilidade de deixar a agência ao final desse novo período. “Não vou me aposentar. Os cinco anos são o limite máximo para este contrato, mas não significa uma data para sairmos”, salienta.
“Não é uma mudança, mas sim o curso natural das coisas. Nós vamos somar e ter mais responsabilidades, mas no fundo é uma oficialização do que já ocorria”, acrescenta Oliveira, novo presidente da Lew’LaraTBWA. Ele está na agência há treze anos e tem origem na área de atendimento, assim como Lara. “Passei um terço da minha vida na agência. Ela faz parte da minha vida pessoal”, diz Oliveira.
Já Fadel está há oito anos na casa, onde chegou como redator. Em maio de 2011 foi promovido de diretor-executivo de criação a vice-presidente da área. Fadel aponta, com bom humor, que sua situação na agência “não muda nada, mas é para melhor”. Já Sheila trabalha na Lew’Lara desde 2006.
As mudanças não afetam a operação digital ID, comandada pelos sócios Igor Puga e Domênico Massareto e apontada por Lara como um negócio de atuação independente, apesar de contar com investimento da rede TBWA e do próprio publicitário. “É como se fossemos uma companhia de private equity investindo em uma empresa”, diz Lara, que tem ainda participação em outros negócios como pessoa física: a agência Mood e a consultoria Brand You, recém-lançada. Neste ano, a ID deixou de usar o sobrenome TBWA, para ressaltar sua independência em relação à Lew’LaraTBWA, já que também cuida de contas digitais de anunciantes atendidos por outras agências de publicidade. Agora, a TBWA prepara-se para abrir sua terceira empresa no Brasil. Trata-se da Disruption Work, que atua no segmento de consultoria de marca.
O processo de sucessão na Lew’LaraTBWA foi conduzido, de acordo com Lara, de forma natural. “Em 2007, quando fechamos a associação com a TBWA, tínhamos em mente como perpetuar e valorizar a agência. Por isso, essa questão já era considerada”, diz. “Com os novos sócios, temos uma valorização da agência. Não é de maneira nenhuma uma passagem de bastão”, garante. Lara ressalta ainda a liberdade que teve para efetuar as mudanças. “Em 2008, optamos pelo Omnicom (dono da TBWA) pela liberdade que eles dão aos sócios locais. Por isso, eles entenderam perfeitamente as mudanças de agora”, frisa.
Histórico
Jaques Lewkowicz e Luiz Lara fundara a Lew’Lara em 1992 e atuaram em parceria com a Propeg até 1996. Em 1998 venderam 40% da agência para a holding Prax de Washington Olivetto, Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret. Em novembro de 2007, a TBWA comprou as ações que estavam com a Prax mais 7,5% de Lara e 7,5% de Lewkowicz. Com isso, a multinacional passou a deter o controle da empresa, com 55% de participação. No final de 2010, a TBWA fez nova aquisição, de mais 7,5% de cada um dos dois sócios fundadores, somando os atuais 70%. Concomitantemente à venda para a multinacional, em 2007, foi inaugurada a agência interativa IDTBWA, que em 2012 adotou apenas a marca ID, mas continua sob controle acionário da multinacional e dirigida pelos sócios Domênico Massareto e Igor Puga.
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