Assinar

Ogilvy supera Almap no Ranking M&M

Buscar
Publicidade
Comunicação

Ogilvy supera Almap no Ranking M&M

Graças à campanha ?Retratos da real beleza?, Ogilvy é a agência mais premiada de 2013; Unilever e Sentimental também figuram entre as melhores do ano


11 de abril de 2014 - 12h09

A edição 2014 do Anuário de Propaganda está sendo lançada nesta semana e tem como um de seus destaques a análise dos desempenhos das agências, anunciantes, campanhas e produtoras nos principais festivais nacionais e internacionais.

Publicado pelo quinto ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem (veja as tabelas abaixo) computa os resultados de 17 festivais e apresenta como uma de suas grandes novidades a Ogilvy como agência mais premiada no ano passado. A agência, dessa forma, coloca um ponto final ao predomínio da AlmapBBDO, que ocupou o posto desde a primeira edição.

A conquista foi possível graças a cases como “Fãs imortais”, para o Sport Club do Recife; “O mundo sem bilionários”, para Forbes Brasil; “Receita na notinha”, para Hellmann’s; mas, principalmente, por conta do desempenho impressionante da campanha “Retratos da real beleza”, para Dove, da Unilever, de longe, a mais premiada do ano, com 2 Grand Prix, 27 Ouros, 13 Pratas e 11 Bronzes.

A ação marca o ponto máximo de um ano mais do que especial para a Ogilvy, que enfrentou uma concorrente forte, já que a AlmapBBDO, obteve uma pontuação de 7.653, sua melhor nos cinco anos do Ranking Meio & Mensagem. A Ogilvy conquistou nada menos que 8.899 pontos, rendimento muito superior aos 3.397 do ranking anterior, quando havia sido a segunda colocada.

Os 53 prêmios da campanha ajudaram ainda a Unilever a se tornar o anunciante mais premiado, com grande diferença para Leica Store São Paulo, o segundo colocado. Outro reconhecimento importante foi para a Sentimental Filmes, produtora mais premiada do ano, que ultrapassou a ParanoidBR, vencedora nas duas edições anteriores.

wrapswraps

“Retratos da real beleza” teve grande rendimento no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que tem o maior peso no ranking. Também são considerados os resultados nos festivais internacionais D&AD, One Show, Art Director’s Club Awards, Clio Awards, London International Awards (LIA), New York Festivals e IF Design Awards.

Contam pontos ainda os ibero-americanos Wave Festival in Rio, El Ojo de Iberoamérica e Festival Ibero-americano de Publicidad (Fiap). Dentre as premiações nacionais, valem pontos a edição nacional do Effie Awards,­ Festival do Anuário do Clube de Criação de São Paulo (CCSP), Prêmio Abril de Publicidade (PAP), Profissionais do Ano, Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards. Os critérios para considerar o peso para cada um deles envolvem a abrangência (com os globais sendo mais valorizados), o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro e a quantidade de troféus que distribuem (com privilégio aos mais seletivos).

Como cada uma das 17 premiações tem seus critérios específicos, o agrupamento em listas únicas permite uma análise mais precisa sobre a performance de cada agência e anunciante, suas áreas mais fortes e mais fracas — já que, além do somatório geral por pontos, troféus e festivais, é possível consultar o resultado das mais bem colocadas em cada um dos meios considerados pelo Ranking Meio & Mensagem. Ao todo, são 11 as áreas computadas: Film, Press, Outdoor, Direct, Digital, Radio, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea.

Além do ranking, o Anuário de Propaganda 2014 traz informações cadastrais de 3.863 agências, 395 produtoras e 365 gráficas de todo o País, incluindo dados de contato como endereços, telefones e e-mails, checados pela equipe da publicação. O anuário completa-se com o Port­fólio de Agências, que destaca trabalhos de 42 empresas.

Já em sua versão online, o portfólio disponibiliza campanhas, listas de clientes, profissionais e novidades atualizadas constantemente de 106 agências. No site também estão disponíveis as informações cadastrais das 3.863 agências participantes para consulta gratuita, assim como o cadastro em uma newsletter semanal. O Portfólio de Agências também está no Twitter. Já a compra da versão impressa do anuário, que contém ainda dados cadastrais sobre executivos dos 300 maiores anunciantes do Brasil, pode ser feita pelo telefone 0800 7700501. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também