Assinar

Mago dos 30 segundos, Olivetto criou clássicos dos intervalos da TV

Buscar

Mago dos 30 segundos, Olivetto criou clássicos dos intervalos da TV

Buscar
Publicidade
Comunicação

Mago dos 30 segundos, Olivetto criou clássicos dos intervalos da TV

Relembre filmes inesquecíveis da carreira de Washington Olivetto: “Primeiro sutiã”, “Garoto Bombril”, “Hitler” e outros


13 de outubro de 2024 - 19h34

Washington Olivetto morreu na tarde deste domingo, 13 de outubro, aos 73 anos.

Durante sua carreira como criativo, diretor de criação e empresário, ele esteve à frente de equipes responsáveis por alguns dos filmes mais icônicos da história da publicidade brasileira.

Em 2018, para marcar os 40 anos de Meio & Mensagem, criativos elegeram as 40 melhores campanhas dessas quatro décadas. Na ocasião, Washington Olivetto foi um dos 40 criativos escolhidos para indicar as campanhas destacadas. Na lista final, estão seis campanhas inesquecíveis criadas por ele ou com equipes que dirigiu, veja a seguir:

“Primeiro sutiã”, da W/GGK para Valisère (1987)

Para rejuvenescer a marca e representar o sentimento das pré-adolescentes com o primeiro sutiã, Washington Olivetto passou a missão de criar o filme para Camila Franco e Rose Ferraz. O slogan “O primeiro Valisère a gente nunca esquece” é um dos bordões da publicidade mais usados fora dela. Mas o encantamento provocado pelo filme também é obra do diretor Julio Xavier e da atuação da protagonista escolhida por ele, a atriz Patrícia Lucchesi.

“Garoto Bombril”, da DPZ para Bombril (1978)

Com mais de 300 filmes e 26 anos ininterruptos no ar, a campanha é a mais longeva da publicidade mundial. O personagem criado, na DPZ, por Francesc Petit e Washington Olivetto foi materializado pela interpretação do ator Carlos Moreno, descoberto por Oscar Caporalli, então sócio de Andres Bukowinski, da produtora ABA Filmes, que dirigiu toda a série, continuada pela W/Brasil e cujo estilo inspirou inúmeras releituras, inclusive de outras marcas.

“Hitler”, da W/GGK para Folha de S.Paulo (1988)

Com redação de Nizan Guanaes, direção de arte de Gabriel Zellmeister e direção de criação de Washington Olivetto, o filme dirigido por Andrés Bukowinski foca um pigmento e vai abrindo a imagem enquanto são narrados fatos positivos da biografia do ditador alemão, suja foto aparece estampada na tela ao final enquanto o locutor Ferreira Martins diz que “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”, antes da assinatura final: “o jornal que mais se compra e o que nunca se vende”.

“A semana”, da W/Brasil para Época (2000)

Único brasileiro ganhador do Grand Clio de Film, em 2001, em toda a história do festival norte-americano, o comercial foi criado pelo diretor de arte Jarbas Agnelli e o redator Alexandre Machado. Agnelli também dirigiu, produziu e fez a locução e a trilha do filme em seu estúdio caseiro que, posteriormente, deu origem à AD Studio, produtora que comanda há 17 anos. Seu trabalho de computação gráfica foi feito sobre fotos de Miro, Marcio Scavone e bancos de imagens.

“O melhor amigo do carro e do dono do carro”, da W/Brasil para Cofap (1990)

Até hoje, quase 30 anos após a estreia da campanha, ainda há quem se refira à raça Dachshund como “cachorro da Cofap”. A série foi criada por Ruy Lindenberg e Gabriel Zellmeister, com direção de criação de Washington Olivetto – que, entretanto, conta que o alerta para semelhança entre os amortecedores e os Dachshunds foi do cliente, Roberto Kasinski. Os filmes foram dirigidos por Julio Xavier, responsável por escalar o adestrador Jayro Motta.

“Explicação”, da W/Brasil para Folha de S.Paulo (1997)

Narrado com irreverência pelo ator Luis Gustavo, o filme resume 50 anos de história em dois minutos – de Getúlio Vargas (“foi um bafafá”) a Fernando Henrique Cardoso (“que tá aí, querendo ficar mais um pouquinho”). Criação do redator Alexandre Machado e do diretor de arte Newton Bento, com direção de criação de Washington Olivetto. Na direção do comercial, Andrés Bukowinski, da ABA Filmes.

Além desses filmes destacados no especial de 40 anos de Meio & Mensagem, Washington Olivetto criou ou dirigiu os trabalhos de dezenas de outros sucessos da história dos intervalos comerciais da TV brasileira, como a série de hits da campanha de Rider nos anos 1990. Um dos filmes mais marcantes foi o da regravação de O Descobridor dos 7 Mares, sucesso de Tim Maia, interpretado nesta versão por Lulu Santos.

Outra criação histórica da W/Brasil foi o Casal Unibanco, que em uma de suas formações mais marcantes foi interpretado por Debora Bloch e Luiz Fernando Guimarães.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público