Comunicação

Waba lança agência de realidade aumentada para embalagens

Unidade de negócio terá equipe e operação próprias para oferecer experiências imersivas em produtos

i 21 de julho de 2025 - 6h10

Sócios à frente da agência especializada em experiências imersivas Waba Extraordinary, Sal Zammataro e Sérgio Ferreirinho estão lançando a Hack the Pack, agência que se propõe a transformar embalagens em plataformas de realidade aumentada. Na prática, a unidade vai operar como uma divisão estratégica da Waba, com estrutura, operação e equipe próprias.

Waba lança agência de AR

Waba lança agência de AR para embalagens (Crédito: Divulgação)

Por meio da realidade aumentada, a agência quer transformar conteúdos informativos em experiências como tutoriais animados, receitas em 3D, instruções gamificadas ou campanhas ativadas via embalagem com benefícios, jogos, colecionáveis e mecânicas de CRM.

“E, acima de tudo, um novo canal de mídia proprietária, com retorno mensurável, dados de comportamento e memória emocional”, explica Zammataro. A unidade contará com profissionais de user experience, criação, tecnologia, conteúdo, gamificação e inteligência de dados.

O formato será modular para se adaptar a complexidade e o ritmo de cada projeto. Além dos sócios, a liderança da agência conta com Pedro Souza, chief creative officer; Paulo Oliveira, chief data officer; e Tiago Canzian, chief experience officer.

Parcerias e lab de realidade mista

O grupo começou a trabalhar com projetos de realidade aumentada ainda em 2012, com clientes como Carrefour, Itaú e Lacta.  Em 2015, lançaram a ARBook, startup criada para permitir que as empresas ativassem embalagens com realidade aumentada de forma autônoma. A startup foi, posteriormente, vendida e absorvida pelo Grupo Índico.

Em paralelo, a Waba Extraordinary evoluiu de um estúdio de design digital para uma empresa especializada em experiências de marca que combinam storytelling e imersão. Agora, a companhia quer levar as experiências para um produto escalável e integrado ao cotidiano do consumidor com a Hack the Pack.

A agência pretende estruturar parcerias com estúdios de embalagem, plataformas de CRM, agências de publicidade e live marketing e já conta com uma rede de parceiros técnicos, como 8th Wall, Arkx e Indico Innovation. Segundo Zammataro, a Hack the Pack já tem projetos em curso com marcas no Brasil e Europa nos setores de varejo, alimentos e cosméticos.

A empresa também está desenvolvendo um laboratório de realidade mista para marcas que queiram experimentar ações que reúnam realidade aumentada, computação espacial e inteligência artificial combinadas no uso de óculos inteligentes.