Effie Awards

Effie Report: 40% dos cases vencedores abordaram uma causa

Estudo aponta que, entre os temas, 49% dos inscritos foram sobre equidade e contra a violência

i 24 de setembro de 2025 - 12h27

Marcas que entendem o contexto da sociedade promovem ideias mais conectados à realidade do consumidor. Conforme a 4ª edição do Effie Report, pesquisa publicada pelo Meio & Mensagem, em parceria com Ipsos, 30% dos cases inscritos no Effie Awards Brasil 2024 abordaram uma causa. Entre os vencedores, os trabalhos com propósito chegaram a quase 40%, a partir de insights fortes e relevantes, resultando em alto impacto.

Causas no Effie Report

Diferentes causas são abordadas por quase metade dos cases inscritos no Effie Awards Brasil 2024 (Crédito: Goodstudio/Shutterstock)

No que tange às temáticas, a maioria dos inscritos abordou equidade e violência contra as mulheres, chegando 49%. Em seguida, na ordem, apareceram trabalhos sobre questões raciais, representando 30% do total. Sustentabilidade e clima corresponderam a 14%, enquanto outras pautas sociais (como pobreza e periferias) e questões LGBTQIAPN+ chegaram a 10% e 6%, respectivamente.

Dessa forma, assim como na edição anterior, o social – do ESG – continuou aparecendo como foco majoritário das campanhas inscritas, totalizando 86% das causas abraçadas. Mesmo assim, há um crescimento significativo das temáticas ambientais, uma vez que, em 2023, essa abordagem esteve presente em apenas 8% das inscrições.

Ao analisar a importância desses assuntos entre os vencedores, questões raciais corresponderam a 36% das campanhas, enquanto sustentabilidade e clima chegaram a 27%. Temas relacionados à comunidade LGBTQIAPN+ e equidade e violência contra a mulher representaram respectivamente 13% e 11%. O Effie Report analisou 634 cases participantes do Effie Awards Brasil do ano passado.

De acordo com a Ipsos, 85% das marcas que decidiram abordar uma causa e investir em representatividade tinham por objetivo central a construção de relevância. Além disso, 83% das que tinham por objetivo construir ou reforçar posicionamento optaram por atuar com representatividade.

Criatividade e negócios no Effie

O Effie Report reforçou outras verdades que já são conhecidas pela indústria publicitária. Uma delas é que o orçamento, apesar de viabilizar muitas ideias, não é o fator principal capaz de afetar diretamente o sucesso do resultado.

Criatividade, insight, ideia, conteúdo, formatos e um plano de mídia certeiro, conforme a pesquisa, continuam sendo diferenciais determinantes para a efetividade de uma campanha. No ano passado, a maioria dos cases ganhadores (38%) teve um budget de até R$ 1 milhão em mídia, percentual que tem crescido gradativamente desde 2022.

Effie Report 2024

Fonte: Effie Report

Instagram, Facebook, TikTok e YouTube são, em ordem decrescente, as plataformas mais utilizadas nas campanhas inscritas, com a primeira representando 94% nas estratégias de comunicação. O destaque ficou com o TikTok (63%), que tem crescido e se consolidado nos planos das agências.

O estudo aponta, ainda, que as campanhas vencedoras, de forma geral, levaram mais resultados em vendas (82%) e imagem de marca (88%). Nesse grupo de ganhadores, entre as que abordaram temas associados à agenda ESG, 85% tiveram impacto em vendas e 92% dos cases registraram impacto na imagem.

“Também não há surpresa. Os ganhadores são consistentes em processos de desenvolvimento, investem no processo de entendimento do consumidor, estabelecem objetivos claros para suas campanhas pensando não apenas no curto, mas no longo prazo, e o resultado é maior versus outras campanhas”, ressalta Cíntia Lin, head of creative excellence da Ipsos Brasil.