Prêmio: Shortlist Categoria: Serviços FinanceirosCase: Santander ElaAnunciante: SANTANDERAgência: Young & Rubicam
Para milhões de mulheres empreender pode significar muito mais do que ter um trabalho paralelo, uma renda extra ou uma aventura em busca de uma vocação. Para ELAS empreender também é um ato necessário de coragem, luta e cidadania.
Olhando para o contexto histórico, para muitas DELAS, empreender é a única alternativa para obter independência financeira, maior dignidade e respeito perante os outros. Durante décadas, a dependência financeira de um homem fazia com que milhões de mulheres se submetessem a todo tipo de situação, abusos e falta de reconhecimento de sua relevância.
Durante a história, algumas mulheres incríveis com feitos gigantescos foram injustiçadas, diminuídas ou ignoradas. Como a cientista Rosalind Elsie Franklin – suas contribuições para a descoberta da estrutura do DNA só tiveram amplo reconhecimento postumamente. Ou Margarete Steffin, conhecida apenas como uma das muitas amantes do poeta e dramaturgo Bert Brecht, teve sua imensa contribuição aos escritos de Brecht adequadamente apreciados a partir da década de 1990.
Hoje, essas histórias de referências de empreendedorismo feminino são muito importantes para inspirar outras milhões de mulheres a também começarem a empreender.
Mas inspirar não basta. O Santander, um banco que apoia o empreendedorismo, resolveu dar crédito de verdade para ELAS e lançou em junho de 2019 o SANTANDER ELA: um programa exclusivo para incentivar pequenas empreendedoras mulheres, elegíveis apenas empresas com faturamento anual de até R$ 3 milhões e que tinham participação majoritária feminina.
Além de uma linha de capital de giro com juros 15% menores, trouxe soluções para diversas dificuldades que ELAS enfrentam para empreender. Coberturas especiais na contratação de qualquer seguro de vida, indenização adicional de até 10% em caso de câncer de mama, útero e ovários, antecipação de até 50% da proteção em caso de doenças terminais, check-up médico anual e coaching online para orientação profissional.
A adesão ao programa foi imediata, duplicando a porcentagem de mulheres tomando crédito PJ, de 23% para 44%. Junto com a abertura de mais de 7 mil novas contas PJ de mulheres.
O ineditismo e a relevância do SANTANDER ELA foi tão grande que o Banco Mundial ofereceu uma linha de crédito exclusiva para que essa oferta durasse mais tempo.
Mais do que apenas um programa financeiro, o SANTANDER ELA é um reconhecimento mais do que justo para ELAS, que já abrem 3x mais negócios que os homens.
Agência: Young & RubicamAnunciante: SANTANDER Responsável pela peça (Agência): Paulo Vita, Head of Strategy
Responsável pela aprovação (Anunciante): Igor Mario Puga, Marketing Director
Head of Strategy: Paulo Vita, Y&R
Planning Manager: Felipe Azambuja, Y&R
Vice President of Creation: Rafael Pitanguy, Y&R
Creative Director: Roberto Rogoski, Y&R
Creative Director: Celso Alfieri, Y&R
Art Director: Cleber Cardoso, Y&R
Client Services: Leonardo Balbi, Y&R
Client Services: Marina Madureira, Y&R
Head of Media: Glaucia Montanha, Y&R
Media Director: Alexandre Viegas, Y&R
Compartilhe
Veja também
-
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
-
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
-
-
-