Arc nasce em busca do varejo criativo

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Arc nasce em busca do varejo criativo

Publicis Communications oficializa escritório brasileiro da agência subsidiária da Leo Burnett Worldwide e especializada em shopper marketing


11 de julho de 2016 - 16h14

Arc-Publicis

Jean-Louis Gusiew, diretor-geral da agência (à esq) e Clovis Marchetti, diretor executivo de criação são os comandantes da Arc no Brasil

A Publicis Communications anuncia a chegada da Arc ao mercado brasileiro. Subsidiária da Leo Burnett Worldwide, a agência especializada em shopper marketing inicia operações sob o comando do diretor-geral Jean-Louis Gusiew e do diretor executivo de criação Clovis Marchetti para atuar nas áreas de varejo, design, embalagem, e-commerce, merchandising e conteúdo para shopper.

Os dois profissionais atuaram na Leo Burnett Tailor Made no último ano, como diretor executivo de atendimento e diretor de criação, respectivamente, em preparação para o novo negócio, que atuará de forma independente, com a possibilidade de trabalhar com clientes próprios e de funcionar como braço de operação de shopper para as demais agências da Publicis Communications, como Publicis Brasil, DPZ&T e Talent Marcel.

Com cinco anos de experiência na Ogilvy & Mather do Canadá, onde coordenou o processo de operação da empresa de shopper da agência, Gusiew afirma que a Arc chega para focar a inteligência de negócios de seus clientes — até o momento, a agência tem as contas de Philip Morris, Ajinomoto e Shopping Villa-Lobos (BR Malls) em sua carteira.

“Costumo discordar de quem fala sobre as desvantagens trazidas pela crise econômica. A meu ver, o cenário acelera a necessidade de nossos clientes”, diz. Para Marcio Toscani, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, o momento é favorável para estabelecer uma agência voltada ao segmento de shopper no País. “Essa área engloba muitos elementos, que vão além do trade marketing.

A Arc possui uma expertise de vários anos na entrega de trabalhos no varejo e, ao longo do ano passado, nos preparamos para que o crescimento da operação no País ocorra de maneira sustentável”, afirma. O profissional acaba de retornar de um treinamento na Arc de Chicago, nos Estados Unidos, para familiarizar-se com as competências oferecidas pela rede.

Dentre as ferramentas proprietárias da rede estão a Decision DNA, método de pesquisa que detecta a sequência de comportamentos do consumidor nas diversas fases que envolvem o processo de compra, e a People Shop, voltada à descoberta de insights regionais e culturais. “Temos de entender a diferença abissal que existe entre as considerações de compra e a compra em si, para então balancear esse entendimento com a criação”, explica Marchetti, que atuou em agências como AlmapBBDO, Lew’Lara\TBWA e JWT.

O escritório brasileiro já começou a desenvolver uma pesquisa sobre o comprador brasileiro, que deve ficar pronta em três meses para ser incrementada com dados e insights de outros escritórios da Arc. Por enquanto, a agência está instalada no mesmo prédio da LBTM, no Brooklyn, em São Paulo, mas deve ocupar um espaço próprio em breve.

Com investimentos iniciais de R$ 5 milhões, destinados a contratações, treinamento e pesquisa proprietária, a operação local conta com um time de 21 funcionários, mas a expectativa é de que chegue a cem pessoas no ano que vem. Presente em mais de 20 países, a Arc atende contas de alguns dos principais anunciantes do mundo, como Coca-Cola, Walmart, Nestlé, McDonald’s e P&G, e representa 30% dos negócios da Leo Burnett Worldwide.

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