O papel das farmácias na digitalização da saúde

Buscar

Evento Proxxima

4 E 5 DE JUNHO DE 2024 | WTC São Paulo - SP
Publicidade

Evento ProXXIma

O papel das farmácias na digitalização da saúde

Marcilio Pousada, CEO da Raia Drogasil, conta como a companhia deixou de ser uma operação focada em filiais para colocar o consumidor no centro


2 de junho de 2022 - 17h50

Marcilio Pousada, CEO da Raia Drogasil, foi o responsável por abrir as discussões do segundo dia de conteúdo do ProXXima 2022. O executivo falou sobre a digitalização da companhia e o papel que as farmácias assumem, após as mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19. O executivo assumiu a presidência da Raia Drogasil em 2013, apenas dois anos após a fusão entre Drogasil e Droga Raia. O objetivo do movimento era claro: ocupar espaço.

 

Marcilio Pousada, no ProXXima 2022 (Crédito: Eduardo Lopes/ Imagem Paulista)

Em paralelo, a companhia fez uma transição entre o foco na relação com as filiais para a priorização do cliente final. “Desde 2014/ 2015, nós estamos tentando entender como esse cliente se relaciona com a gente”, afirma Marcilio. “A maior transformação foi sair de um negócio de varejo para um modelo em que o cliente é o centro da operação”, define o CEO.

Atualmente, a Raia Drogasil opera 2600 farmácias no País e garante que o negócio da saúde cresce mais que a população. Isso porque, além da pandemia que acentuou a preocupação com o tema, a companhia mira a inversão da pirâmide etária. Em outras palavras, a população brasileira está envelhecendo e, com isso, o grupo aposta na busca por uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, a empresa investe em tecnologia para melhor atender esses clientes.

A estratégia já soma resultados. Hoje, as vendas digitais já representam quase 10% dos negócios da companhia. Uma das apostas é o que Marcilio chama de “marketing de precisão”. A base de dados e o amplo conhecimento do consumidor ajudam a companhia a segmentar as ofertas feitas aos clientes e o sortimento do marketplace.

A companhia também lançou uma plataforma, a Vitate. A ferramenta chega para cobrir duas frentes estratégicas – oferecer conteúdo para que o consumidor melhore sua saúde e um marketplace de serviços, como telemedicina. A ambição da Raia Drogasil é estar entre os apps principais dos brasileiros. “A farmácia, apesar de estar tão perto, precisa estar no celular do cliente”, aponta Marcilio

Publicidade

Compartilhe