A realidade aumentada do coelhinho da Páscoa

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A realidade aumentada do coelhinho da Páscoa

Lacta, Extra e Ri Happy usam aplicativos para promover experiências de tecnologia imersiva aos seus clientes na data

Amanda Schnaider
11 de abril de 2019 - 16h38

A realidade aumentada é um assunto que está em alta na pauta de comunicação das empresas.  Marcas dos mais diversos segmentos de produtos e serviços estão utilizando essa tecnologia em suas ações de marketing em datas ou momentos comemorativos, para proporcionar diferentes experiências aos consumidores. Um exemplo é a Coca-Cola, no Natal do ano passado transformou suas embalagens em animações em realidade virtual, através de seu aplicativo.

Para esta Páscoa, a realidade aumentada continua em alta. A Lacta anunciou que os coelhos presentes nas embalagens dos produtos do portfólio para a data ganharam vida para mostrar o mundo de chocolates através do aplicativo ‘Páscoa Lacta’, disponível para os sistemas Android e IOS. Segundo Ricardo Reis, a aposta da companhia para a marca em 2019 “é reforçar o encanto da Páscoa e fazer com que cada vez mais ela seja celebrada pelos consumidores, que também buscam novas e diferentes experiências”. A marca também inaugurou um ovo de led interativo gigante no parque Ibirapuera, em São Paulo, em homenagem à data.

Algumas embalagens do portfólio da Lacta apresentam uso da realidade aumentada (Crédito: divulgação)

A rede de hipermercados Extra também divulgou uma ação com o uso de realidade aumentada para o período. Desenvolvida pela Leo Burnett Tailor Made, a marca está realizando uma brincadeira de caça aos ovos com a tecnologia da More Than Real, empresa brasileira de soluções de realidade aumentada, aliada a promoções exclusivas através do aplicativo do programa fidelidade Clube Extra. De acordo com a empresa, para participar da brincadeira é preciso baixar o app, ativar a câmera do celular e encontrar as tags premiadas que estão espalhadas por todas as lojas da rede no Brasil. Ao encontrá-las, o coelhinho em realidade virtual faz uma dança e entrega o banner com descontos exclusivos da linha de chocolates Lacta, marca que fechou uma negociação com a rede para esta ação.

Em comunicado, Christiane Cruz Citrângulo, diretora de marketing do Extra, afirma que como a data é de grande relevância para o varejo e que a ação foi pensada para ser divertida e relacionada a um dos principais pilares da companhia, que é a fidelização. “Levamos o game para o aplicativo do nosso programa de fidelidade como mais uma ferramenta de personalizar não apenas a experiência de compra dos clientes, mas também criar uma maneira de interação com a marca, mostrando que a inovação está ao alcance das mãos”, reforça a diretora.

Ri Happy também aposta em caça aos ovos virtual (Crédito: divulgação)

Apesar de marcas fabricantes de chocolates serem as mais empenhadas para a data, outros segmentos também apresentaram ações de marketing unidas a realidade aumentada. No final de março, a Ri Happy lançou o aplicativo “Ri Happy Caça aos Ovos”, disponível para os sistemas Android e IOS, que permite uma caça aos ovos em uma experiência de realidade virtual semelhante à oferecida pelo Extra, realizada em todas as lojas da companhia no Brasil até dia 21 de abril. Segundo a empresa, para entrar na brincadeira é preciso baixar o aplicativo e seguir o tutorial completo de como capturar os ovos.

Em nota, a Ri Happy comenta que são 15 modelos de ovos diferentes com prêmios que variam entre vale compras de R$ 20, R$ 40 e R$ 100 para serem utilizados nas lojas Ri Happy, além de brindes e acessórios virtuais. Para ter acesso ao prêmio, o jogador precisa ter uma raspadinha – que é entregue a cada R$50 em compras de qualquer produto nas lojas físicas da rede.

A companhia afirma que uma das referências utilizadas na criação do app foi o jogo “Pokémon Go”, que fez sucesso em todo o mundo e chegou ao Brasil em agosto de 2016. “Sabemos que cada vez mais as crianças estão conectadas com as tendências do mundo inteiro e ampliando a brincadeira. O aplicativo foi desenvolvido para entreter pais e filhos nas lojas por todo país”, afirma Flávia Drummond, diretora de marketing da Ri Happy em nota.

*Crédito da imagem no topo: Divulgação/Extra

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