Após bots, Citroën e BETC/Havas usam realidade aumentada
No Messenger, consumidores podem ver detalhes do SUV Citroën C4 Cactus como se estivesse na sua própria garagem, além de personalizar cores

SUV Citroën C4 Cactus em realidade aumentada. (Crédito: divulgação)
Após anunciar a primeira comercialização de um automóvel intermediada por meio de um chatbot no Brasil em 2018, agora a Citroën, em homenagem aos seus cem anos de existência, permite que as pessoas possam ver detalhes do mais novo modelo da marca, o SUV Citroën C4 Cactus, em realidade aumentada.
O projeto foi criado pela agência BETC/Havas em parceria com Creative Shop do Facebook e desenvolvido pela empresa de inteligência artificial Smarters junto com a More Than Real, empresa de soluções de realidade aumentada.
A companhia afirma que, para conferir a novidade, é preciso acessar o Messenger da página da Citroën no Facebook, iniciar uma conversa com o assistente virtual Jean, que exibe a opção ‘ver carro na sua garagem’. A partir daí, é possível posicionar o carro no local que preferir e personalizá-lo com diferentes cores. Além disso, o anunciante comenta que o usuário pode pedir para que uma concessionária entre em contato com ele para conclusão de uma possível venda.
Antoine Gaston-Breton, diretor de marketing da Citroën no Brasil, revela que a iniciativa aconteceu após identificarem que a maior parte da jornada de compra de carros acontece pela internet, por meio de buscas por mais informações antes de realizarem a compra. “Nossa intenção é a de complementar esse trajeto, integrando as ferramentas de contato entre concessionária e futuro cliente”, reforça.

Assistente virtual da Citroën auxiliando consumidores (Crédito: Divulgação)
Desde novembro do ano passado, o assistente virtual, também desenvolvido pela BETC/Havas e Smarters, especificamente para o lançamento do modelo no Brasil, já realizou quatro vendas, de acordo com Gaston-Breton. Segundo a companhia, a ferramenta utiliza a inteligência artifical para responder questões relacionadas a design, tecnologia, conforto, segurança, localização de concessionárias e test-drive do C4 Cactus. Além disso, Jean envia respostas personalizadas para cada perfil de usuário e estabelece conversas em linguagem natural, por meio do uso de uma tecnologia de compreensão de textos conhecida como Natural Language Processing (processamento natural de linguagem, em tradução livre).
Gaston-Breton comenta que, por enquanto, o assistente virtual está disponível somente no Brasil, mas que nada os impede de expandir essa iniciativa para outros países com mercado semelhante. Segundo ele, “o consumidor brasileiro é um dos mais conectados e adeptos às novas tecnologias, o que nos faz colocar o espírito inovador que sempre marcou nossa história centenária em ação. Por isso, decidimos apostar em uma maneira diferente e prática para que o consumidor pudesse conhecer melhor e até comprar um carro pelo conforto de seu computador”.
BECT/Havas reforça criação
*Crédito da imagem no topo: slavemotion/iStock