Comunicação
Após bots, Citroën e BETC/Havas usam realidade aumentada
No Messenger, consumidores podem ver detalhes do SUV Citroën C4 Cactus como se estivesse na sua própria garagem, além de personalizar cores
Após bots, Citroën e BETC/Havas usam realidade aumentada
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BuscarNo Messenger, consumidores podem ver detalhes do SUV Citroën C4 Cactus como se estivesse na sua própria garagem, além de personalizar cores
Amanda Schnaider
2 de abril de 2019 - 15h27
Após anunciar a primeira comercialização de um automóvel intermediada por meio de um chatbot no Brasil em 2018, agora a Citroën, em homenagem aos seus cem anos de existência, permite que as pessoas possam ver detalhes do mais novo modelo da marca, o SUV Citroën C4 Cactus, em realidade aumentada.
O projeto foi criado pela agência BETC/Havas em parceria com Creative Shop do Facebook e desenvolvido pela empresa de inteligência artificial Smarters junto com a More Than Real, empresa de soluções de realidade aumentada.
A companhia afirma que, para conferir a novidade, é preciso acessar o Messenger da página da Citroën no Facebook, iniciar uma conversa com o assistente virtual Jean, que exibe a opção ‘ver carro na sua garagem’. A partir daí, é possível posicionar o carro no local que preferir e personalizá-lo com diferentes cores. Além disso, o anunciante comenta que o usuário pode pedir para que uma concessionária entre em contato com ele para conclusão de uma possível venda.
Antoine Gaston-Breton, diretor de marketing da Citroën no Brasil, revela que a iniciativa aconteceu após identificarem que a maior parte da jornada de compra de carros acontece pela internet, por meio de buscas por mais informações antes de realizarem a compra. “Nossa intenção é a de complementar esse trajeto, integrando as ferramentas de contato entre concessionária e futuro cliente”, reforça.
Desde novembro do ano passado, o assistente virtual, também desenvolvido pela BETC/Havas e Smarters, especificamente para o lançamento do modelo no Brasil, já realizou quatro vendas, de acordo com Gaston-Breton. Segundo a companhia, a ferramenta utiliza a inteligência artifical para responder questões relacionadas a design, tecnologia, conforto, segurança, localização de concessionárias e test-drive do C4 Cactus. Além disso, Jean envia respostas personalizadas para cada perfil de usuário e estabelece conversas em linguagem natural, por meio do uso de uma tecnologia de compreensão de textos conhecida como Natural Language Processing (processamento natural de linguagem, em tradução livre).
Gaston-Breton comenta que, por enquanto, o assistente virtual está disponível somente no Brasil, mas que nada os impede de expandir essa iniciativa para outros países com mercado semelhante. Segundo ele, “o consumidor brasileiro é um dos mais conectados e adeptos às novas tecnologias, o que nos faz colocar o espírito inovador que sempre marcou nossa história centenária em ação. Por isso, decidimos apostar em uma maneira diferente e prática para que o consumidor pudesse conhecer melhor e até comprar um carro pelo conforto de seu computador”.
BECT/Havas reforça criação
*Crédito da imagem no topo: slavemotion/iStock
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