Comunicação

As 10 campanhas de Natal mais icônicas da Coca-Cola

São 105 anos de campanhas natalinas, sendo algumas delas consideradas marcos da propaganda global

i 19 de dezembro de 2025 - 6h00

Campanha de Natal Coca-Cola

Coca-Cola é reconhecida por sua forte conexão com o Natal (Créditos: Divulgação)

A Coca-Cola construiu, ao longo de mais de um século, uma forte associação com o Natal. A data se tornou um dos pilares da comunicação da marca, com campanhas que marcaram gerações, como a “Holidays Are Coming”, que apresentou ao mundo os famosos caminhões iluminados.

Mas essa história se iniciou bem antes dos comerciais na televisão. O vínculo entre a Coca-Cola e o Natal começou a ser construído em 1920, com anúncios de compra veiculados em revistas como The Saturday Evening Post.

A seguir, o Meio & Mensagem revisita algumas das campanhas de Natal mais icônicas da marca, que consolidaram a Coca-Cola como símbolo de fim de ano.

1930: a popularização do Papai-Noel

É comum atribuir à Coca-Cola a criação da imagem do Papai Noel. No entanto, o velhinho já existia muito antes, só não ocupava um lugar tão forte no imaginário coletivo.

Por uma década, desde que a marca começou a veicular campanhas natalinas, a Coca-Cola ainda não recorria à figura de São Nicolau em seus anúncios.

Foi 1930 que o artista Fred Mizen pintou, pela primeira vez, um Papai Noel de loja de departamentos bebendo uma Coca-Cola. Ainda que de aparência severa — muito diferente da imagem veiculada atualmente — o personagem começava a se tornar símbolo da marca.

Mais tarde, em 1931, a marca encomendou com o ilustrador Haddon Sundblom a criação de peças publicitárias que ilustrassem o Papai Noel junto a uma garrafa da marca. Foi a partir daí que a imagem do velhinho barbudo vestido de vermelho foi se popularizando, tornando-se, mais tarde, o principal símbolo do Natal globalmente.

Sundblom criou as ilustrações de campanhas de Natal da Coca-Cola até 1964.

Coca-Cola Natal

Primeiro anúncio de Natal da Coca-Cola (1931) e versão final do Papai Noel de Sundbloom (1964) (Créditos: Reprodução/The Coca-Cola Company)

1950: os primeiros anúncios na TV

Foi na década de 50 que a televisão se estabeleceu como o principal meio de distribuição publicitária, o que levou a Coca-Cola a produzir seus primeiros anúncios em vídeo, que utilizavam a imagem do Papai-Noel concebida por Sundblom.

Nessa época, a marca já era reconhecida por seus anúncios festivos e tradição natalina, conceito que foi sendo ampliado através por meio do amplo alcance televisivo. Logo a marca se consolidou como líder no mercado durante as festas de fim de ano.

1980: “I’d like to teach the world to sing”

Em uma época em que conflitos e desastres dominavam as manchetes, a campanha “Hilltop” da Coca-Cola, que trouxe o jingle “I’d like to teach the world to sing” levou uma mensagem de esperança e tolerância ao mundo, o que posicionou o anúncio como um dos mais icônicos da marca.

Mais tarde, em 1980, a Coca-Cola estreou uma nova versão da campanha, reformulada com o tema natalino, reforçando a mensagem de solidariedade e união.

1993: o urso-polar animado

Em 1993, a marca lançou a campanha “Always Coca-Cola”, uma série que contava com 27 comerciais produzidos com tecnologias inovadoras para a época, como animação computadorizada.

Um desses comerciais, “Northern Lights”, trouxe o icônico urso polar animado, que logo se tornaria símbolo da marca. No filme, ursos se reúnem para assistir à Aurora Boreal bebendo Coca-Cola.

 

1995: “Holidays are coming”

Pouco depois do sucesso com o urso-polar animado, a Coca-Cola estreou a campanha que seria a maior da história da companhia: “Holidays are coming”, em 1995.

A comunicação apresentou a caravana de caminhões da marca, enfeitados com luzes natalinas e imagens do Papai Noel de Sundblom, além do jingle que levou o mesmo nome da campanha.

Devido ao sucesso estrondoso da campanha, a Coca-Cola passou a recriar, ano após ano, novas versões do filme para as festas de fim de ano.

 

2010: “Snow globes”

Em 2010, a Coca-Cola utilizou um globo de neve encantado como protagonista de sua campanha de Natal. No filme, diferentes pessoas ao redor do mundo partilham momentos de alegria e conexão à mesa, todas conectadas pela Coca-Cola.

2015: “Share a Coke”

A Coca-Cola adaptou sua icônica campanha “Share a Coke”, que se iniciou em 2011, também para o Natal.

A marca trouxe novas opções de rótulos temáticos com nomes como: “Papai Noel”, “Alguém travesso”, “Alguém legal”, incentivando os consumidores a compartilharem a bebida com familiares e amigos no período.

Em continuidade com essa proposta, a marca lançou, em 2016 o filme “A Coke for Christmas”, com narrativa centrada no ato de compartilhar. O filme trouxe em sua trilha sonora a canção Taste the feeling, de Avicii e Conrad Sewell, que se tornou o slogan global da marca.

2020: 100 anos de Natal

Em comemoração aos 100 anos de campanhas de Natal da Coca-Cola, a marca lançou o filme “The Letter”, em parceria com a Wieden+Kennedy Londres.

A campanha conta a história de um pai que atravessa situações extremas para chegar ao Polo Norte, em busca de realizar o sonho de Natal de sua filha.

 

2024: a chegada da inteligência artificial

Pela primeira vez, a Coca-Cola utilizou inteligência artificial (IA) na criação de sua campanha de Natal, em 2024.

A marca trabalhou com três estúdios de IA (Secret Level, Silverside AI e Wild Card) para recriar o clássico “holidays are coming”, além de outras peças cujo storytelling foi criado com auxílio da tecnologia.

Integrando a estratégia, a marca lançou também a ação “Magia real”, que convida consumidores a combinar elementos da marca para criar cartões digitais personalizados, com ferramentas de IA.

2025: “A Holiday Memory”

Em parceria com a VML, a Coca-Cola estreou a campanha “A Holiday Memory” para o Natal de 2025. O filme gira em torno da importância das conexões familiares na data, ao som de Feliz Navidad.

Como faz todo ano, a marca também estrou uma versão atualizada da campanha “A Holiday Memory” para este ano.