Coca-Cola, Ypê e Colgate são as mais escolhidas do Brasil

Buscar

Coca-Cola, Ypê e Colgate são as mais escolhidas do Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Coca-Cola, Ypê e Colgate são as mais escolhidas do Brasil

Marcas lideram edição 2019 do relatório Brand Footprint da Kantar


20 de maio de 2019 - 6h00

Estudo analisou o desempenho de 297 marcas no Brasil (crédito: Diego Bianchi)

A líder do ranking brasileiro do Brand Footprint pelo sétimo ano consecutivo é a Coca-Cola, que foi escolhida pelos consumidores nas prateleiras 489 milhões de vezes em 2018. A marca de refrigerante está presente em 84,2% dos lares do País. Ypê e Colgate, que também foram as marcas mais escolhidas nas cestas de Cuidados com o Lar e Cuidados Pessoais, respectivamente, aparecem na sequência. Veja abaixo o ranking das 20 primeiras.

Publicado com exclusividade por Meio & Mensagem, o estudo realizado pela Kantar verifica quais são as marcas mais escolhidas pelos consumidores no País. A cada marca avaliada – neste ano foram 297 – é atribuído um indicador chamado Consumer Reach Points (CRP), métrica que considera a quantidade de consumidores que adquirem uma marca (penetração) e a frequência com que isso acontece.

Nas listas por setores, Coca-Cola também lidera a de Bebidas, à frente de Tang, Nescau, Guaraná Antarctica e Fanta. Já Nissin está em primeiro em Alimentos, seguida por Soya, Vitarella, Perdigão e Sadia. Italac é a primeira em Lácteos, com Piracanjuba, Qualy, Itambé e Vigor na sequência. Em Cuidados com o Lar, Ypê aparece à frente de Omo, Brilhante, Tixan e Limpol, enquanto em Cuidados Pessoais, Colgate é seguida por Sorriso, Palmolive, Rexona e Seda.

A conquista de novos compradores foi a razão do crescimento de 90% das marcas que tiveram desempenho positivo no Brasil na edição 2019 do relatório anual. As marcas que aumentaram o número de compradores a duplo dígito cresceram 23% em valor no ano passado, enquanto o incremento de valor de Fast-Moving Consumer Goods (FMCG) foi de 1,5% no mesmo período, segundo a Kantar.

Assim como no mercado global, no qual 54% das marcas registram queda no CRP, no Brasil, a maioria das marcas não apresentou crescimento no índice. As marcas locais tiveram destaque e representaram 53,1% do mercado em 2018, alta de 1,2 ponto percentual em dois anos. Lácteos e Substitutos (com participação de 76%), Limpeza (67%) e Alimentos (63%) são as categorias mais relevantes para as marcas locais no Brasil. No ranking das 50 maiores marcas, 33 são locais. Química Amparo, com Ypê, Tixan e Assolan, e BRF, com Sadia, Perdigão e Qualy, são as fabricantes locais com mais marcas. A Unilever é a companhia com o maior número de marcas na lista, com seis (Omo, Brilhante, Rexona, Seda, Hellmann’s e Dove).

Crédito da imagem do alto: Denise Tadei

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia