TIM dá “spoilers” do 5G durante o Hack Town 2019

Buscar

TIM dá “spoilers” do 5G durante o Hack Town 2019

Buscar
Publicidade

Marketing

TIM dá “spoilers” do 5G durante o Hack Town 2019

Leonardo Capdeville, CTIO da empresa, fala sobre o impacto da tecnologia, mas também ressalta os desafios de implantá-la no Brasil


7 de setembro de 2019 - 8h00

 

Da medicina, passando pela exploração espacial chegando ao entretenimento, são várias as possibilidades em torno do 5G (Crédito: Divulgação)

A TIM Brasil apostou no Hack Town, festival de inovação que ocorre de 5 a 8 de setembro na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, para mostrar as potencialidades da tecnologia 5G. A empresa criou a Casa TIM 5G que mostra aos participantes do festival as possibilidades da tecnologia no curto, médio e longo prazo.

De acordo com Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, o 5G impactará ambientes e ecossistemas inteiros que vão da indústria aos espaços de trabalho. “Fazendo parte das cidades inteligentes, indústria 4.0 e outras inovações que serão demonstradas nesse ambiente”, afirma. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Capdeville reforça o impacto e os desafios da aplicação do 5G no Brasil.

Meio & Mensagem – Quais são as expectativas da TIM para o leilão de frequências de 5G?
Leonardo Capdeville – Bastante positivas. Aguardamos a divulgação das regras do leilão de radiofrequência e das condições definidas pela Anatel para planejar o rollout da rede e o alcance da cobertura 5G no país. Seguimos trabalhando na evolução de um ecossistema favorável ao desenvolvimento da rede 5G no Brasil com o engajamento da academia, empreendedores, indústria e desenvolvedores de solução.

A TIM já está fazendo testes com a frequência 5G? Para quais fins?
Sim, iniciamos o projeto-piloto em junho, em Florianópolis, em parceria com a Huawei e a Fundação Certi. Estamos com outros dois projetos-piloto para a rede de quinta geração. Na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), em parceria com a Ericsson e com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), há a previsão de implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas. Já em Campina Grande (PB), junto com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, vai ser possível desenvolver soluções para Cidades Inteligentes.

Leonardo Capdeville

Quais os desafios atuais da adoção da tecnologia 5G no Brasil?
Os principais desafios são as legislações que limitam a instalação de antenas e de fibra, além da carga tributária. A TIM entende que é imprescindível que o país e os seus órgãos reguladores percebam a relevância e o benefício que uma nova geração de tecnologia de comunicação móvel traz para o desenvolvimento tecnológico de todos os setores fundamentais da economia brasileira.

Qual será o impacto dessa tecnologia no médio e longo prazo?
O 5G traz uma série de benefícios e soluções para a indústria, sendo o mais relevante a habilitação da conexão entre máquinas (Internet das Coisas – IoT) de forma massiva, de altíssima velocidade e de soluções de baixa latência (tempo de resposta ao acessar conteúdo na internet). Todos os setores produtivos serão beneficiados, desde a indústria, saúde, passando pela economia criativa, do entretenimento, transporte, segurança, agricultura, ou seja, todas aquelas que poderão se apropriar dos novos recursos tecnológicos. O 5G irá acelerar a implantação de cidades inteligentes e aplicação comercial de conceitos de Indústria 4.0, principalmente para os setores industriais que utilizam processos automatizados com comunicação entre máquinas. O uso mais intenso de IoT irá estimular a geração de mais negócios e empreendimentos também em cidades inteligentes, saúde, energia, logística, tecnologia de informação e comunicação e economia criativa.

 

Na Casa TIM 5G, a marca está dando demonstrações do funcionamento da tecnologia 5G (Crédito: Divulgação)

Qual a importância da Casa TIM 5G e o que ela representa em termos de mostrar os potenciais da tecnologia?
Localizada em uma antiga república de estudantes, ao lado do Inatel, a “Casa TIM 5G” será um espaço com demonstrações de diversas aplicações que funcionam tanto na rede 4G quanto na 5G. Queremos que os visitantes experimentem parte da revolução que o 5G trará para o Brasil e para o mundo. Na Casa TIM 5G, as pessoas poderão ver como a tecnologia 5G será aplicada em áreas como Saúde, Educação e Segurança, para ajudar a solucionar desafios e atender a anseios da sociedade, gerando grande impacto no seu dia a dia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também