TIM dá “spoilers” do 5G durante o Hack Town 2019

Buscar

TIM dá “spoilers” do 5G durante o Hack Town 2019

Buscar
Publicidade

Marketing

TIM dá “spoilers” do 5G durante o Hack Town 2019

Leonardo Capdeville, CTIO da empresa, fala sobre o impacto da tecnologia, mas também ressalta os desafios de implantá-la no Brasil


7 de setembro de 2019 - 8h00

 

Da medicina, passando pela exploração espacial chegando ao entretenimento, são várias as possibilidades em torno do 5G (Crédito: Divulgação)

A TIM Brasil apostou no Hack Town, festival de inovação que ocorre de 5 a 8 de setembro na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, para mostrar as potencialidades da tecnologia 5G. A empresa criou a Casa TIM 5G que mostra aos participantes do festival as possibilidades da tecnologia no curto, médio e longo prazo.

De acordo com Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, o 5G impactará ambientes e ecossistemas inteiros que vão da indústria aos espaços de trabalho. “Fazendo parte das cidades inteligentes, indústria 4.0 e outras inovações que serão demonstradas nesse ambiente”, afirma. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Capdeville reforça o impacto e os desafios da aplicação do 5G no Brasil.

Meio & Mensagem – Quais são as expectativas da TIM para o leilão de frequências de 5G?
Leonardo Capdeville – Bastante positivas. Aguardamos a divulgação das regras do leilão de radiofrequência e das condições definidas pela Anatel para planejar o rollout da rede e o alcance da cobertura 5G no país. Seguimos trabalhando na evolução de um ecossistema favorável ao desenvolvimento da rede 5G no Brasil com o engajamento da academia, empreendedores, indústria e desenvolvedores de solução.

A TIM já está fazendo testes com a frequência 5G? Para quais fins?
Sim, iniciamos o projeto-piloto em junho, em Florianópolis, em parceria com a Huawei e a Fundação Certi. Estamos com outros dois projetos-piloto para a rede de quinta geração. Na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), em parceria com a Ericsson e com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), há a previsão de implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas. Já em Campina Grande (PB), junto com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, vai ser possível desenvolver soluções para Cidades Inteligentes.

Leonardo Capdeville

Quais os desafios atuais da adoção da tecnologia 5G no Brasil?
Os principais desafios são as legislações que limitam a instalação de antenas e de fibra, além da carga tributária. A TIM entende que é imprescindível que o país e os seus órgãos reguladores percebam a relevância e o benefício que uma nova geração de tecnologia de comunicação móvel traz para o desenvolvimento tecnológico de todos os setores fundamentais da economia brasileira.

Qual será o impacto dessa tecnologia no médio e longo prazo?
O 5G traz uma série de benefícios e soluções para a indústria, sendo o mais relevante a habilitação da conexão entre máquinas (Internet das Coisas – IoT) de forma massiva, de altíssima velocidade e de soluções de baixa latência (tempo de resposta ao acessar conteúdo na internet). Todos os setores produtivos serão beneficiados, desde a indústria, saúde, passando pela economia criativa, do entretenimento, transporte, segurança, agricultura, ou seja, todas aquelas que poderão se apropriar dos novos recursos tecnológicos. O 5G irá acelerar a implantação de cidades inteligentes e aplicação comercial de conceitos de Indústria 4.0, principalmente para os setores industriais que utilizam processos automatizados com comunicação entre máquinas. O uso mais intenso de IoT irá estimular a geração de mais negócios e empreendimentos também em cidades inteligentes, saúde, energia, logística, tecnologia de informação e comunicação e economia criativa.

 

Na Casa TIM 5G, a marca está dando demonstrações do funcionamento da tecnologia 5G (Crédito: Divulgação)

Qual a importância da Casa TIM 5G e o que ela representa em termos de mostrar os potenciais da tecnologia?
Localizada em uma antiga república de estudantes, ao lado do Inatel, a “Casa TIM 5G” será um espaço com demonstrações de diversas aplicações que funcionam tanto na rede 4G quanto na 5G. Queremos que os visitantes experimentem parte da revolução que o 5G trará para o Brasil e para o mundo. Na Casa TIM 5G, as pessoas poderão ver como a tecnologia 5G será aplicada em áreas como Saúde, Educação e Segurança, para ajudar a solucionar desafios e atender a anseios da sociedade, gerando grande impacto no seu dia a dia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora