Marcas desembarcam no “Vale do Silício” brasileiro
Festival de inovação, Hack Town chega à quinta edição e reúne Globo, TIM, Facebook, Google, 99, Accenture e outras em Santa Rita do Sapucaí (MG)
Marcas desembarcam no “Vale do Silício” brasileiro
BuscarMarcas desembarcam no “Vale do Silício” brasileiro
BuscarFestival de inovação, Hack Town chega à quinta edição e reúne Globo, TIM, Facebook, Google, 99, Accenture e outras em Santa Rita do Sapucaí (MG)
Luiz Gustavo Pacete
6 de setembro de 2019 - 15h00
Muitas regiões do Brasil reivindicam a nomenclatura de “Vale do Silício Brasileiro”, mas poucas conseguem, de fato, reunir elementos que justifiquem a analogia. E a pequena Santa Rita do Sapucaí, localizada no sul de Minas Gerais, se enquadra nesse grupo. Com aproximadamente 40 mil habitantes, Santa Rita compõe, originalmente, o “Vale da Eletrônica” por abrigar três instituições de ensino com foco em tecnologia e mais de 150 empresas de informática e telecomunicações. Mais de dez mil produtos eletrônicos saem mensalmente da cidade.
E desde a quinta-feira, 5, até o próximo domingo, 8, Santa Rita reforça sua vocação para a tecnologia e inovação ao receber o Hack Town. Em sua quinta edição, o festival, que tem proposta semelhante ao SXSW, terá mais de 600 palestras, workshops e interações simultâneas. Em especial, nesta edição, a TIM fechou uma parceria com o evento para iniciar demonstrações de funcionamento de tecnologia 5G por meio da Casa TIM 5G. No espaço a telco se propõe a mostrar ao público presente no evento as possibilidades de utilização da tecnologia.
“O 5G impactará os ambientes onde vivemos e trabalhamos, fazendo parte das cidades inteligentes, indústria 4.0 e outras inovações que serão demonstradas nesse ambiente. Queremos que os visitantes experimentem parte da revolução que o 5G trará não só para o Brasil como também para o mundo. Na Casa TIM 5G, as pessoas poderão ver como a nova tecnologia será aplicada em áreas como saúde, educação e segurança para solucionar desafios e atender aos anseios da sociedade”, explica Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil. Além da parceria com Ericsson e Inatel, a Casa TIM 5G conta com a participação de empresas, como Qualcomm.
Pela primeira vez, a Globo participará do Hack Town com debates sobre iniciativas de inovação na educação reunindo a jornalista da GloboNews, Thaís Itaqui, o professor Greiton Toledo, criador do projeto Mattics, que promove o ensino de matemática a partir da programação de jogos; Eduardo Glitz, sócio da Startse; e Marina Vilela, especialista em sistemas no Inatel. Outra empresa presente no Hack Town, a Accenture terá uma série de painéis e discussões sobre o ambiente de inovação. “Escolhemos participar do Hacktown porque é um evento estratégico para quem está buscando inovação. E a Educação, nosso principal tema de trabalho, precisa estar nessas discussões”, explica Beatriz Azeredo, diretora de responsabilidade social da Globo.
Paulo Vinícius Costa, diretor da Accenture Ventures, que conduzirá alguns dos painéis, afirma que uma das principais abordagens envolve os aspectos da relação entre empresas e startups.“Vamos abordar aspectos culturais dessa relação. Pessoas. A importância do foco nas pessoas envolvidas no processo e não só na tecnologia A ou B. É uma abordagem mais provocativa, pois a tecnologia está evoluindo em uma velocidade jamais vista. O que não muda é necessidade de empatia e relacionamento entre as partes”, explica Paulo. Outras empresas estão presentes no Hack Town, entre elas, 99, Google, Facebook, Intel e Cisco. Ralph Peticov, cofundador e experience designer do Hack Town, afirma que o principal propósito do festival em relação às marcas e mostrar que as pessoas buscam experiência e entrega e não apenas exposição. “As pessoas querem viver as marcas e não apenas ver as marcas”, afirma.
Confira também: como surgiu e quais são as principais empresas do polo tecnológico Vale do Silício.
Compartilhe
Veja também
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão