Copa do Mundo 2022: Nike e Coca-Cola são as marcas mais lembradas

Buscar

Copa do Mundo 2022: Nike e Coca-Cola são as marcas mais lembradas

Buscar
Publicidade

Marketing

Copa do Mundo 2022: Nike e Coca-Cola são as marcas mais lembradas

Pesquisa feita pela Toluna indica tendências de consumo para o período e marcas top of mind entre os brasileiros


6 de setembro de 2022 - 15h35

Faltam 75 dias para o início do maior evento esportivo do mundo: a Copa do Mundo. A competição que acontece no Catar, no Oriente Médio, começa em 20 de novembro e tem a final agendada para o dia 18 de dezembro. Apesar da data ainda parecer distante, os brasileiros já estão com motores aquecidos para o evento: 79% dizem estar animados para a Copa.

Camisa seleção brasileira

Nike é a primeira marca mais lembrada pelos brasileiros na Copa do Mundo (Crédito: Reprodução)

O momento é oportuno para as marcas de diversos segmentos. No Brasil, Nike (40%), Coca-Cola (19%) e Adidas (17%) compõem o top 3 das marcas mais lembradas pelos consumidores quando o assunto é Copa do Mundo. Já na sequência aparecem Fifa, Itaú, Guaraná e Banco do Brasil, com 8%, 4%, 3% e 2%, respectivamente. Já Heineken, McDonalds, Samsung, Visa, Vivo e Skol aparecem na pesquisa com 1% das menções.

Os dados fazem parte do levantamento “O Brasileiro e a Copa do Mundo”, da Toluna, que consultou mil indivíduos em todo o País, por meio de um painel online.

Em relação a produtos temáticos, camisas e roupas da seleção brasileira aparecem entre os itens que os consumidores já compraram em edições passadas (59%) ou que desejam comprar na edição de 2022 (47%). Enquanto isso, os álbuns de figurinhas também são procurados pelas pessoas, mas não tanto quanto no passado. Neste ano, 22% afirmaram que pretendiam adquirir o item, contra 54% que o fizeram em 2018.

Entre as bebidas que mais atraem a população durante a Copa do Mundo estão refrigerantes e cervejas, com 67% e 60% em intenção de compra, respectivamente. Na sequência, a Toluna identificou o planejamento com carnes para churrasco (60%), salgadinhos e snacks (57%) e pipocas (53%).

E onde seriam feitas tais compras? 68% dos entrevistados deverão adquirir os produtos em supermercados, contra 39% em hipermercados e atacado, e 25% nos mercadinhos de bairro ou mercearias. É importante ressaltar o e-commerce, com 22% realizando pedidos em aplicativos de entregas.

Além disso, ainda no consumo, 25% deverão adquirir uma televisão. A porcentagem é mais baixa em relação à última edição da Copa do Mundo, na qual 48% dos brasileiros pretendiam comprar uma TV nova.

Transmissão

Neste ano, a Globo detém os direitos exclusivos de exibição da Copa do Mundo do Catar na TV aberta, por assinatura e streaming. Ao todo, a emissora já conta com seis patrocinadores: BRF, Pixbet, Ambev, Claro, Itaú e Magalu.

De acordo com o relatório, 29% do público ouvido prefere assistir aos jogos na TV paga. Já 44% assistem tanto futebol que até assinam canais pagos para acompanhar jogos exclusivos. Sportv (27%), ESPN/Foxsports (19%) e Globoplay (14%) compõem o topo do ranking da assinatura de canais ou streamings em que os consumidores pretendem acompanhar a Copa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil