Google dará suporte financeiro a empresas jornalísticas

Buscar

Google dará suporte financeiro a empresas jornalísticas

Buscar
Publicidade

Mídia

Google dará suporte financeiro a empresas jornalísticas

Projeto quer auxiliar pequenos e médios veículos, de todo o mundo, economicamente afetados pela crise da Covid-19


15 de abril de 2020 - 7h51

(Crédito: iStock)

O Google irá lançar um fundo de auxílio emergencial para apoiar veículos jornalísticos de todo o mundo que estejam sofrendo as consequências econômicas da crise trazida pela pandemia da Covid-19.

Anunciado nesta quarta-feira, 15, o projeto da Google News Initiative pretende dar suporte financeiro a milhares de pequenas e médias empresas jornalísticas de todo o mundo, preferencialmente aquelas que estejam produzindo conteúdo original voltado a comunidades regionais durante esse período de crise.

O Google não detalhou o valor total do auxílio destinado a esse fundo, mas declara que a quantia irá variar de alguns milhares de dólares para redações pequenas a dezenas de milhares de dólares para empresas de maior parte. A companhia não limitou a quantidade de veículos que serão auxiliados em diferentes países ou continentes.

De acordo com o comunicado da empresa, assinado pelo vice-presidente do Google Notícias, Richard Gingras, os veículos interessados em fazer parte do projeto devem preencher um formulário, descrevendo detalhes de sua atuação. Os critérios para a adesão ao programa estão detalhados no site oficial do projeto. O prazo para as inscrições termina no próximo dia 30 abril. A empresa pode agilizar a seleção dos veículos para, rapidamente, encaminhar o auxílio financeiro.

Segundo a companhia, os nomes dos veículos contemplados no projeto e os recursos que receberão serão anunciados nos próximos dias.

Outras iniciativas
Desde o início da pandemia da Covid-19, o Google já havia anunciado outra medida em prol da indústria da informação. A companhia comprometeu-se a doar US$ 6,5 milhões em recursos para agências e plataformas de checagem de notícias. Na América Latina, o portal brasileiro Comprova, que reúne 24 veículos de comunicação, foi contemplado com parte do auxílio.

Junto à esse suporte financeiro aos veículos jornalísticos, o Google também anuncia que, por meio do Google.org, fará uma doação de US$ 1 milhão ao International Center for Journalists, que fornece recursos imediatos à repórteres de todo o mundo, e ao Data Center for Journalism and Trauma, da Columbia Journalism School, que apoia os profissionais de jornalismo expostos às situações de riscos e traumas na cobertura da pandemia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Abert, Abratel, Fenapro e Abap pedem mobilização pela criação de um modelo que integre as métricas de audiência dos meios tradicionais e digitais

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24