Elon Musk faz novas críticas ao Twitter e ameaça acordo

Buscar

Elon Musk faz novas críticas ao Twitter e ameaça acordo

Buscar
Publicidade

Mídia

Elon Musk faz novas críticas ao Twitter e ameaça acordo

Bilionário segue exigindo que a plataforma abra as informações sobre os perfis falsos que compõem sua base; rede social se nega a abrir detalhes sobre o asssunto


6 de junho de 2022 - 15h54

(Crédito: Shutterstock)

 

Com informações do Ad Age e da Bloomberg

Elon Musk acredita que o Twitter Inc. está violando seu acordo de fusão ao não atender às suas demandas pelas informações a respeito das contas spam e do volume de perfis falsos. A manifestação o bilionário é mais um capítulo do processo de aquisição da rede social, anunciado no fim de abril. Após as declarações de Musk, as ações da plataforma caíram 5% na Bolsa de Nova York.

Musk diz que o Twitter está “resistindo ativamente” e “frustrando seus direitos à informação” ao recusar a abrir as informações. No mês passado, o empresário disse que não prosseguiria com a compra, avaliada em US$ 44 bilhões, se o Twitter não conseguisse provar que os bots e perfis falsos não ultrapassam o limite de 5% do total de usuários. Musk estima que as contas falsas correspondam a, no mínimo, 20% da quantidade total de usuários.

O CEO do Twitter, Parag Agrawal, chegou a discutir publicamente com Muss a respeito dos bots da rede social. Agrawal disse que a plataforma conta com revisores humanos para avaliar milhares de contas e determinar a presença de bots, mas acrescentou que ele não pode dar informações mais específicas por conta de regras de privacidade. “Infelizmente, não acreditamos que essa estimativa específica possa ser realizada externamente, dada a necessidade crítica de fazer uso de informações publicas e privadas”, escreveu o CEO do Twitter, em maio.

A respeito das manifestações de Elon Musk, o Twitter divulgou uma nota informando que “tem compartilhado e continuará compartilhando informações com Sr. Musk para consumar a transação de acordo com os termos do acordo de fusão. Acreditamos que este acordo é do melhor interesse de todos os acionistas. Pretendemos fechar a transação e fazer cumprir o acordo de fusão pelo preço e termos acordados.”

Nesta segunda-feira, 6,  o bilionário criticou a manifestação da rede social, via documento. “A última oferta do Twitter em fornecer detalhes adicionais a respeito de suas metodologias próprias, seja por meio de materiais escritos ou por explicações verbais, equivale a recusar as solicitações de Elon Musk”, de acordo com o documento, endereço ao consultor jurídico do Twitter, Vijaya Gadde. “O esforço do Twitter para caracterizá-lo de outra forma é apenas uma tentativa de ofuscar e confundir a questão. O senhor Musk deixou claro que não acredita que as metodologias de teste da companhia sejam adequadas, então, ele quer conduzir sua própria análise. Os dados que ele solicitou são necessários para isso”, diz o documento.

Musk acredita que a resistência da empresa em fornecer mais informações é “uma clara violação material das obrigações da fusão e que, por isso, Musk se reserva todos os direitos, inclusive o de não concluir o acordo”.
O conselho do Twitter diz que planeja aplicar os termos da fusão, dizendo que a transação é o melhor interesse para todos os acionistas.

A aquisição inclui uma taxa de US$ 1 bilhão no caso de ‘rompimento’ do acordo para cada uma das partes, mas Musk não pode simplesmente desistir do negócio e fazer o pagamento.

O acordo inclui uma cláusula específica de desempenho que permite que o Twitter force Musk a cumprir o acordo. Isso significa que, ainda que o caso termine no tribunal, o Twitter pode exigir que Musk cumpra a conclusão da compra, em vez de receber uma compensação monetária.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses