Como mensurar resultados em plataformas de streaming?

Buscar

Como mensurar resultados em plataformas de streaming?

Buscar
Publicidade

Opinião

Como mensurar resultados em plataformas de streaming?

2021 será, sem dúvidas, um ano muito importante para a publicidade digital; sua marca saberá como dimensionar?


19 de janeiro de 2021 - 14h00

(Crédito: Simpson33/ iStock)

2020 foi o ano das grandes transformações no ambiente digital. A ascensão de novos players de streaming, o boom de lives e a chegada do formato live commerce são alguns exemplos de inovações que vieram para ficar e que devem nortear o mercado publicitário no próximo ano.

O estudo Tendências e Previsões de Mídia para 2021, realizado pela Kantar, aponta que o impacto da pandemia nos investimentos publicitários é algo duradouro. A indústria precisa ter agilidade para entender as mudanças no comportamento do consumidor e assim definir as estratégias de mídia.

Muitas novidades trazem aos anunciantes a oportunidade de impactar o seu público de maneira mais assertiva, com campanhas personalizadas e com a mensuração dos impactos mais reais. A avaliação híbrida, com base em analytics, inclusive, é outra tendência em 2021.

Esse protagonismo do universo online, acelerado ao longo deste ano pela pandemia de Covid-19, gera algumas dúvidas em relação à mensuração dos resultados. Mas como medir o real impacto de uma ação veiculada em plataformas de streamings como Spotify, Pluto TV e Tubi, por exemplo?

Essa mensuração é possível a partir de um modelo de atribuição similar ao utilizado para TV e rádio, validado ao longo dos últimos anos. A ferramenta de moment marketing e business intelligence possibilita a identificação do crescimento percentual de um KPI, no minuto que a campanha foi veiculada mesmo em modelos 1:1, sem utilizar quaisquer IDs ou dados privados. Dessa forma é possível avaliar, por exemplo, a busca por uma palavra-chave e entender quais foram os gatilhos do anúncio.

Comprar mídia nos horários nobres das grandes emissoras é um formato genuíno, essencial para construção de marca e continuará sendo uma realidade. Nós, enquanto mercado, no entanto, temos de estar atentos para evoluir e expandir a nossa observação para as novas plataformas, que conectam um público cada vez maior e mais engajado com as tecnologias e inovações. 2021 será, sem dúvidas, um ano muito importante para a publicidade digital. A sua marca saberá como mensurar?

**Crédito da imagem no topo: hh5800/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também