O Novo Stack Criativo: plataformas inteligentes, tecnologia preditiva e integração de dados apontam o futuro

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O Novo Stack Criativo: plataformas inteligentes, tecnologia preditiva e integração de dados apontam o futuro

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O Novo Stack Criativo: plataformas inteligentes, tecnologia preditiva e integração de dados apontam o futuro

Em webinar exclusivo no Meio & Mensagem, Mauro Guedes gerente geral da Shutterstock no Brasil, apresenta os desafios atuais e as novas tendências nos processos de Criação e Produção de conteúdo

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    O Novo Stack Criativo: plataformas inteligentes, tecnologia preditiva e integração de dados apontam o futuro

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14 de dezembro de 2021 - 0h00

A pandemia forçou marcas e agências a repensar como elas obtêm, produzem, veiculam e otimizam conteúdo. As consequências estão se configurando para manter-se no longo prazo. Ela também acelerou a necessidade de conteúdo digital em larga escala para povoar canais sociais, sites, e-commerce, campanhas de digital e muito mais.

Isso porque o digital foi praticamente a única maneira das pessoas presas em casa consumirem informações fora da TV, cujo conteúdo original começou a ficar escasso. Foi então que o digital se tornou o principal canal de entretenimento das pessoas. Para se destacar e atingir os objetivos de suas campanhas, os recursos visuais têm sido essenciais. Numa pesquisa recente da Shutterstock com marqueteiros e criativos brasileiros, 95% afirmaram que os visuais de qualidade são importantes para a eficácia de uma campanha. Não é apenas uma questão estética, mas da influência direta nos resultados.

 

Pesquisa aponta que os visuais de qualidade são importantes para os resultados de marketing

Pesquisa aponta que os visuais de qualidade são importantes para os resultados de marketing

Enquanto isso, novas tecnologias na forma de metadados orientados por IA, integrações de workflow e inteligência criativa preditiva estão transformando a forma como o conteúdo é produzido. Os dados deverão ser injetados em todas as etapas do processo de criação e produção de conteúdo, chegando até a veiculação e a otimização.

O processo criativo tradicional pré-COVID ainda vale para campanhas integradas com grandes verbas, diversos desdobramentos e produções de longa duração, mas estamos presenciando o surgimento de um processo mais simplificado e ágil para campanhas menores (por exemplo, e-mail ou somente social). Com novos softwares de colaboração, as equipes de Criação estão reduzindo as idas e vindas que historicamente levavam horas, dias ou até semanas. Também estão aproveitando dados para ajudar a orientar seu processo de tomada de decisão sobre quais tipos de imagens, mensagens e até paletas de cores usar — permitindo executar projetos mais rapidamente.

Se pudermos resumir estas transformações em grandes pilares, seriam:

1. Geração de Ideias
Historicamente, o planejamento de campanhas e conteúdos tem sido um processo trabalhoso, através extensas pesquisas sobre tendências culturais, insights criativos e de audiência, e quais linhas criativas já têm sido adotadas no mercado.

Essa abordagem costuma consumir bastante tempo, e embora possa fazer sentido para um comercial de TV que será a peça principal de uma grande campanha de lançamento, não é escalável para equipes lançando centenas de campanhas, otimizadas para milhares de públicos em várias plataformas.

Em um cenário onde o volume de conteúdo demandado explodiu para atender a campanhas orientadas pela otimização, recomendações auxiliadas por recursos preditivos se tornam fundamentais, a partir de dados obtidos de campanhas sendo entregues quase em tempo real.

 

Plataformas inteligentes trazem dados, insights e recomendações no momento de descoberta e criação

Plataformas inteligentes trazem dados, insights e recomendações no momento de descoberta e criação

2. Criação e Produção
Os criativos têm tido acesso a dados de campanha há muito tempo, mas a utilização eficaz pode ser uma outra história. Apesar do farto acesso a relatórios de performance, muito da tomada de decisão criativa acaba dependendo da sua intuição. Um dos desafios é o grande volume de dados; há muito para qualquer pessoa absorver. Isso ressalta a importância das recomendações auxiliadas por máquinas para ajudar os criativos na seleção de estilos e formatos.

Do universo de Martech, no qual o conjunto de plataformas e recursos para melhorar o desempenho de forma contínua é comumente chamado de “stack” (“pilha” em inglês), tomamos emprestado este termo para transportar a otimização inteligente para o mundo da Criação.

Hoje as plataformas de design, finalização, produção, armazenamento e otimização habitam diversas plataformas, separadas entre si. Transitar entre elas para encontrar a informação desejada, o asset, o histórico, a versão final, toma tempo e esforço. Um “Stack Criativo” único com informações, ferramentas, recomendações e arquivos integrados tende a facilitar a vida das equipes, numa plataforma inteligente (com alimentação de dados em tempo real) e colaborativa, com diversas equipes trabalhando juntos nas aprovações e validações.

O desafio da escala para produção sob demanda também pode contar com soluções baseadas em tecnologia. Acionando uma rede de profissionais e equipes ao redor do mundo, calibradas digitalmente por competência, resulta em agilidade e economia de recursos.

Você pode conferir exemplos de deste novo modelo assistindo ao webinar on demand.

Há também o desafio da originalidade. Como se destacar nesta multidão de mensagens competindo pela atenção do espectador?

Temos notado que autenticidade pode ser uma grande ferramenta para gerar mais engajamento, e um recurso prático são os conteúdos editoriais. Prontos para usar, são cenas da vida real que trazem verdade às narrativas, sejam imagens históricas de arquivo, acontecimentos do momento, celebridades ou vídeos mais caseiros no estilo TikTok, os famosos UGC (User Generated Content).

 

Conteúdo editorial ajuda a criar um tom verdadeiro e honesto em campanhas publicitárias Crédito da imagem: Christopher Polk/Shutterstock Editorial

Conteúdo editorial ajuda a criar um tom verdadeiro e honesto em campanhas publicitárias
Crédito da imagem: Christopher Polk/Shutterstock Editorial

Alguns exemplos deste recurso em campanhas publicitárias também estão disponíveis no webinar on demand.

3. Otimização
Na hora de otimizar campanhas, historicamente são usados os testes A/B, que destacam um momento no tempo (ou seja, se alguém clicou em um anúncio ou não) — deixando os algoritmos de compra de mídia alocar investimentos para as peças que mais geram cliques. Mas ainda fica a dúvida sobre quais elementos daquele asset podem ser os responsáveis pelo engajamento tão desejado.

A aplicação de IA deve reduzir o trabalho de “adivinhação”, com uma solução em tempo real mais sustentável para equipes criativas, sendo possível aprender qual aspecto do anúncio está prejudicando os resultados (por exemplo, o fundo ou as cores de um vestido em destaque). A partir daí, a IA pode fazer a mudança por conta própria ou fornecer controles para os criadores lidarem rapidamente com ela.

Uma amostra do que a IA pode dar de dicas em relação a elementos visuais pode ser conferido em conteúdos como este para campanhas natalinas.

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Estamos vivendo a aceleração da necessidade de encontrar novas eficiências e abordagens de colaboração.

Vislumbramos um futuro a ser construído juntos, integrando novas ferramentas no cardápio de recursos, dedicando tempo ao que interessa, colaborando de uma forma mais transparente, tomando decisões com mais confiança.

Uma amostra de como os dados e a IA podem inspirar e ajudar criativos em suas decisões é o nosso Relatório de Tendências de Cores 2022. A nova edição não só traz as cores que têm crescido nos downloads na Shutterstock globalmente, como indica os tons que podem gerar mais clicks nos próximos meses. Vale a pena conferir!

Tendências das Cores

Assista o webinar na íntegra na versão on demand, neste link.

Para mais informações acesse: www.shutterstock.com/pt/business

Sobre a Shutterstock    
A Shutterstock, Inc. (NYSE: SSTK), é uma plataforma criativa líder global que oferece soluções de serviço completo, conteúdo de alta qualidade e ferramentas para marcas, empresas e veículos de mídia. Diretamente e através de suas subsidiárias do grupo, a coleção abrangente da Shutterstock inclui fotografias, vetores, ilustrações, vídeos, modelos 3D e músicas. Trabalhando com sua crescente comunidade de mais de 1,9 milhão de colaboradores, a Shutterstock adiciona centenas de milhares de imagens por semana e atualmente possui mais de 390 milhões de imagens e mais de 23 milhões de vídeos disponíveis.

Sediada na cidade de Nova York, a Shutterstock possui escritórios em todo o mundo e clientes em mais de 150 países. A empresa também detém a PicMonkey, plataforma líder em design gráfico e edição de imagem online; a Offset, uma sofisticada coleção de imagens; Shutterstock Studios, uma usina de produção criativa de ponta a ponta; PremiumBeat, uma biblioteca de música livre de royalties com curadoria;  Shutterstock Editorial, fonte de imagens e vídeos editoriais para a mídia mundial; TurboSquid, líder em conteúdo 3D; Amper Music, uma plataforma de música movida a IA; e Bigstock, uma plataforma de fotografias e ilustrações royalty-free.

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