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A batalha francesa na bolsa brasileira

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A batalha francesa na bolsa brasileira

IPO de R$ 5,1 bi do Carrefour, que passa a ter seus papéis negociados nesta quinta-feira, 20, acirra concorrência com o GPA, do Casino


20 de julho de 2017 - 6h46

A oferta inicial de ações do Carrefour, IPO na sigla em inglês, levou a rede a arrecadar R$ 5,1 bilhões na terça-feira, 18. A entrada da rede francesa na bolsa, cujas ações passam a ser negociadas nesta quinta-feira, 20, amplia a concorrência direta com o Grupo Pão de Açúcar, do rival Casino, que também possui capital aberto, mas que, no ano passado, ficou em segundo lugar em volume de faturamento, atrás do Carrefour.

Eduardo Mekitarian, professor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), explica que a abertura de capital do Carrefour Brasil representa um significativo aporte de recursos para a empresa aumentando seu capital de giro e potencial de crescimento. “Isso significa uma estratégia de crescimento da empresa via atuação nas vendas via internet, modernização das atuais instalações e abertura de novas lojas, ampliando sua participação no segmento varejista”, diz Mekitarian.

“Quando Abílio Diniz ainda fazia parte do Grupo Pão de Açúcar, tentou cristalizar uma associação entre as duas empresas no Brasil, o que foi rejeitado pelo board do Grupo Casino. Após a sua saída do GPA, Diniz ficou livre para novos voos aumentando sua fatia de participação no Carrefour. Trata-se de um profissional experiente, que conhece o mercado e vem dando suporte estratégico ao Carrefour. No médio prazo, saberemos se a influência de Diniz e o aumento de capital do Carrefour causará alguma mudança na estratégia do GPA”, afirma o professor da FAAP.

Para Orlando Assunção Fernandes, economista e chefe do departamento de economia da ESPM, o IPO do Carrefour chama a atenção porque acontece em meio a um ambiente político conturbado e em um cenário de fraco ritmo de atividade econômica. “A operação revela que a rede francesa busca acelerar a expansão de suas atividades no país (que representa seu segundo maior mercado depois da própria França) e deve ajuda-la a enfrentar a GPA (detentora das marcas Extra, Pão de Açúcar e Assaí)”, diz Fernandes.

Em julho do ano passado, quatro anos após ter encerrado sua operação de e-commerce no Brasil , o Carrefour anunciou seu retorno ao segmento de vendas online. A partir daquela data, o Carrefour.com passou a comercializar 12 categorias de produtos, subdivididas nos segmentos Casa & Família e Eletrônicos.

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