Adidas, Nike ou Puma: quem levantará a taça?
Marcas vestem mais de 80% das seleções da Copa do Mundo de 2014
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Fernando Murad
12 de junho de 2014 - 9h32
As principais seleções de futebol do mundo começam nesta quinta-feira, 12, a luta pela conquista da taça da Copa do Mundo. Não bastasse a disputa esportiva, o evento da Fifa tem uma série de embates paralelos. Um dos principais é o das marcas de material esportivo e suas bolas, luvas e uniformes especiais para o torneio.
A Adidas, parceira oficial da Fifa, sai na frente na disputa pela visibilidade. A marca alemã desenvolveu a bola do torneio, a Brazuca – que ainda não decolou como sua antecessora Jabulani, na África Sul –, e ainda vestirá as equipes de arbitragem, voluntários e, principalmente, nove seleções, como as favoritas Alemanha, Argentina e Espanha, atual campeã (veja lista completa abaixo).
Principal concorrente da Adidas, a Nike terá 10 times no Brasil em busca do troféu. Além do escrete canarinho, França, Inglaterra, Holanda e Portugal vestem os uniformes da empresa norte-americana. A única vez que uma equipe da Nike conquistou a Copa do Mundo da Fifa foi em 2002, com o Brasil. Também na disputa, a Puma se destaca com Itália – campeã do mundo em 2006 com a marca – e o tradicional Uruguai.
Histórico
Apesar de o time argentino campeão em casa em 1978 estampar o logo da Adidas no uniforme, foi a partir da década seguinte que as fabricantes de material esportivo começaram a ganhar destaque nas camisas das seleções. Desde então, a marca alemã é a maior campeã com três conquistas (Alemanha, em 1990; França, em 1998; e Espanha, em 2010). Le Coq Sportif (Argentina, em 1986), Umbro (Brasil, em 1994), Nike (Brasil, em 2002) e Puma (Itália, em 2006) têm um título cada.
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