Bienal do Livro traz apresentações e debates
Com a presença de chefs, intelectuais e youtubers, o evento deve receber 700 mil pessoas até o dia 4 de setembro
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Karina Balan Julio
26 de agosto de 2016 - 9h00
Tem início nesta sexta-feira, 26, a 24ª edição da Bienal do Livro, em São Paulo. O evento se estende até o dia 4 de setembro, no pavilhão do Anhembi, e promete agradar não só aos apaixonados por livros, mas também apreciadores de gastronomia, arte e crianças.
Com o lema “Histórias em Todos os Sentidos”, a Bienal apresenta uma programação multicultural com 12 espaços e 280 expositores entre as principais editoras, livrarias e distribuidoras, além da presença de autores nacionais e internacionais.
“Acredito que este é um grande momento para o livro, é uma oportunidade de dar motivação para os leitores, para que entrem em contato com seus autores preferidos e comprem a maior quantidade de livros possível”, afirma Mansur Bassit, diretor da Câmara Brasileira do Livro.
Novamente, a programação contou com a curadoria da Câmara Brasileira do Livro, Sesc São Paulo e Itaú Cultural, trazendo oficinas, lançamentos de livros, tardes de autógrafos e debates. Entre as presenças ilustres não estão somente escritores, mas economistas, historiadores, pensadores. Esta edição também destaca influenciadores que já passaram pelo mundo literário, como Kéfera, Christian Figueiredo e Lucas Rangel.
A programação se divide em espaços variados, como o Salão de Ideias, com debates e palestras com autores, artistas e pensadores; a Arena Cultural, espaço para conversas com autores de best-sellers e blogueiros; e a seção Cozinhando com Palavras, dedicada aos fãs de gastronomia, com a presença de chefs que irão unir o mundo da culinária e leitura. Para os pequenos está reservado o espaço Mauricio de Sousa, patrocinado pela marca Bic, com oficinas e uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.
“Expandimos o espaço da Arena Cultural pensando no público de blogueiros e youtubers para oferecer uma experiência mais confortável”, avalia Mansur, considerando o grande número de seguidores dos influenciadores. Haverá ainda três arenas exclusivas para sessões de autógrafos, que receberão escritores da Arena Cultural. No ano passado, havia apenas um ambiente para autógrafos.
Outro ambiente inédito é o espaço Ignácio de Loyola Brandão, em homenagem ao escritor, com debates sobre direitos autorais, políticas públicas de incentivo à leitura e o setor editorial. A seção Cordel e Repente apresentará ao público os movimentos artísticos e culturais do Nordeste.
“Queremos promover a valorização de nosso idioma, então teremos uma área de 20 metros quadrados para homenagear o Museu da Língua Portuguesa. Também homenagearemos os cordelistas do nosso Brasil, é muito importante dar visibilidade a essa parte tão rica de nossa cultura”, acrescenta.
A área de circulação terá ruas mais largas de até 10 metros, com rampas de acesso em todo o pavilhão. A área de alimentação cresceu 30%, e os ingressos custam entre R$20 e R$25, com opções de pacotes para amigos e família. Mansur afirma que e edição de 2016 envolveu um investimento aproximado de R$ 34 milhões, e que a estimativa de público é de 700 mil pessoas durante todo evento.
Marcas também prepararam ativações exclusivas para o evento: a Saraiva lançará novos títulos e cards para livros digitais, o Submarino fechou uma parceria com o Skoob para cobertura em tempo real do evento, enquanto a Lojas Americanas traz ao espaço uma biblioteca-ônibus, que receberá doações de livros para empréstimo em comunidades de Itapevi, Osasco e Rio de Janeiro.
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