As novas fraudes da Black Friday

Buscar
Publicidade

Marketing

As novas fraudes da Black Friday

Perfis falsos divulgam descontos no Instagram e prometem brindes e promoções irreais se usuário compartilhar imagens


20 de novembro de 2014 - 10h02

A oito dias do início da Black Friday, data em que as empresas oferecem descontos significativos para consumidores, é possível afirmar que a “Black Fraude” já começou. Nesta quarta-feira, 19, dezenas de perfis falsos em nomes de grandes marcas como RayBan, AliExpress, Lojas Marisa e Netshoes foram criados no Instagram. Por lá, as marcas supostamente prometem brindes e descontos agressivos na data do comércio se o usuário seguir a marca e compartilhar prints do perfil. Entre os “prêmios”, descontos de quase US$ 1000,00 e iPhones 6 gratuitos. As companhias não têm relação com os perfis criados.

Para evitar que os consumidores sejam enganados e conferir mais credibilidade à data comercial, que vem ganhando força ano após ano no Brasil, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net) reeditou um código de ética e lançou o selo “Black Friday Legal”. As empresas que aderirem ao selo se comprometeram a não maquiar preços durante a promoção.

Em 2013, a Black Friday no Brasil continuou a oferecer dores de cabeça aos clientes. Uma pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) em parceria com a empresa de monitoramento de e-commerces Íconna revelou que número de produtos com preços aumentados foi maior que o dobro do que os que tiveram seus preços reduzidos. Quem esperou a promoção acabar saiu na vantagem. Segundo levantamento, 22,6% dos itens pesquisados tiveram redução de preços após o término da Black Friday.

Mesmo com problemas, a última ‎Black Friday‬ movimentou R$ 770 milhões no comércio eletrônico brasileiro. As vendas subiram 217% em comparação ao ano de 2012.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas