Brasil tem 68 milhões de acessos de banda larga
São 52 milhões de acessos móveis e mais de 16 milhões de fixos; previsão até o final do ano é de chegar aos 73 milhões
Brasil tem 68 milhões de acessos de banda larga
BuscarBrasil tem 68 milhões de acessos de banda larga
BuscarSão 52 milhões de acessos móveis e mais de 16 milhões de fixos; previsão até o final do ano é de chegar aos 73 milhões
Padrão do site
29 de maio de 2012 - 5h37
A fabricante chinesa Huawei, de redes de telecomunicações, divulgou nesta terça-feira, 29, o “Balanço Huawei da Banda Larga”, feito em parceria com a consultoria Teleco e apurou que os acessos fixos e móveis de alta velocidade no Brasil chegaram a 68,5 milhões, o que significa que metade dos municípios brasileiros (quase 2,8 mil localidades de um total de 5.566 ou 85% da população) está coberta pelo acesso rápido à internet. Os dados são do primeiro trimestre deste ano.
Os acessos móveis, conforme tendência anterior, sobrepõem-se aos fixos e chegaram a 52 milhões, contabilizados os celulares e modems. Mas, dados mais recentes de abril deste ano indicam que o número já chegou a 53,3 milhões de acessos, o que significa uma penetração de 28% da banda larga móvel no Brasil. Conforme estimativa da Teleco, o País deve fechar este ano com 73 milhões de acessos móveis e 124 milhões em 2014. Houve aumento da cobertura 3G (terceira geração) e, agora, mais de 20% da base usa celulares conectados a redes 3G (taxas médias variam entre 384 Kbps a 1 Mbps).
Quanta à banda larga fixa, segundo a pesquisa, o país tem 16,5 milhões de acessos e era, ao final do ano passado, o 9º. País em quantidade de acessos fixos no mundo. No entanto, a densidade é de apenas 8,8 acessos/100 habitantes. Na comparação, a proporção de países desenvolvidos é de 25,7/100. A previsão é que até o final deste ano, os acessos fixos cheguem a 20 milhões e a 30 milhões em 2014.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor