Com receita em alta, Alibaba troca CEO
Daniel Zhang criou a maratona anual de compras online Shopathon do gigante e-commerce chinês
Daniel Zhang criou a maratona anual de compras online Shopathon do gigante e-commerce chinês
Meio & Mensagem
7 de maio de 2015 - 7h05
(*) Do Advertising Age
O gigante do e-commerce Alibaba nomeou seu novo CEO e anunciou um crescimento de 45% em suas receitas no primeiro trimestre de 2015. Daniel Zhang se tornará CEO no dia 10 de maio, substituindo Jonathan Lu, que permanecerá no conselho como vice-presidente, informou a empresa nesta quinta-feira, 07.
A mudança foi anunciada enquanto as vendas do Alibaba subiram para US$ 2,8 bilhões no trimestre encerrado em março, batendo as expectativas dos analistas. A companhia consegue a maior parte de suas receitas ao vender anúncios dentro de seu ecossistema, mas não forneceu números específicos.
Os resultados do Alibaba ajudaram a diminuir o temor de que o crescimento das receitas ficasse mais lento enquanto a economia da China esfria. As ações da empresa também perderam espaço para investidores depois de o presidente Jack Ma ter dito, no mês passado, que haveria uma paralização nas contratações e de o governo chinês ter criticado as práticas de negócios da companhia.
As ações do Alibaba subiram 12% para US$ 89,29 em Nova York, o maior crescimento desde setembro. A ação tinha caído 23% neste ano até a quarta-feira. Na oferta pública inicial, em setembro, as ações foram vendidas a US$ 68, levantando um recorde de US$ 25 bilhões.
Dia do solteiro
Ma promoveu Zhang depois de o chefe de operações ter ajudado a tornar a promoção anual do dia 11 de novembro no maior evento de vendas da companhia. No ano passado, o Alibaba vendeu US$ 9,3 bilhões em merchandising durante o festival de 24h. “Daniel é um líder de negócios internacional e inovador com um sólido histórico de entrega de resultados”, disse Ma. O lucro líquido da companhia caiu 49%, indo para $467 milhões. O lucro líquido ajustado, que exclui alguns itens, subiu 16%.
Zhang entrou na Alibaba como diretor financeiro da Taobao em agosto de 2007 e é o COO desde setembro de 2013. A mudança foi feita porque o Alibaba quer promover talentos jovens, como disse o vice-presidente executivo Joseph Tsai em uma conferência. O presidente executivo que está se afastando, Lu, entrou na empresa em 2000 e substituiu Ma como CEO dois anos atrás.
O Alibaba está tentando diversificar seus negócios enquanto, simultaneamente, tenta alcançar os mais de 557 milhões de chineses que acessam a internet de seus smartphones e tablets. A empresa anunciou pelo menos US$ 2,4 bilhões em investimentos nos últimos 12 meses, incluindo um time de futebol chinês, uma fabricante de smartphones e um aplicativo para chamar táxis.
A estratégia da companhia no exterior começou na Índia, na Rússia e no Brasil por meio de um serviço chamado AliExpress. Ma estabeleceu um objetivo de ter 50% de suas vendas vindas de fora da China, enquanto se expande além das áreas urbanas do país. Essa iniciativa chega no momento em que a previsão de crescimento da economia do país é a menor desde 1990. O comércio online na China correspondeu a 80% da receita do grupo no primeiro trimestre, enquanto o e-commerce internacional correspondeu a apenas a 9%.
Enquanto lida com a desaceleração da economia chinesa, o Alibaba também luta com a crítica do governo. Em janeiro, um relatório do Ministério da Indústria e Comércio acusou o Alibaba de permitir que lojistas operem sem as licenças de negócios necessárias, vendendo bolsas e vinhos falsos.
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