Como o Google se tornou um anunciante de US$ 2 bi
O líder em buscas e outros três controladores dos domínios da internet estão, agora, entre os maiores anunciantes
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Meio & Mensagem
29 de junho de 2012 - 8h30
Dê um Google nisto: O titã das buscas no último ano dobrou seus gastos globais e em promoção para US$ 1,5 bilhão. Outro elemento a afetar os gastos em publicidade, em 2011, foi a aquisição da Motorola Mobility Holdings, e o Google é agora um anunciante de US$ 2,1 bilhões.
Os gastos em publicidade estimados nos EUA para Google e Motorola chegaram a US$ 1 bilhão em 2011, posicionando as empresas combinadas na posição n° 34 no ranking dos 100 Maiores Anunciantes do Ad Age. Isso marca o debute do Google na lista.
O Google é um grande vendedor de publicidade, os anúncios foram responsáveis por 96% da receita global de US$ 13 bilhões em 2011 (esse percentual cairá com a aquisição, em maio de 2012, da Motorola Mobility, que tem receita de US$ 13 bilhões e faz celulares e outros produtos).
O Google é também um grande comprador de publicidade. A empresa declarou que seus gastos em propaganda e promoção dobraram em 2010 e dobraram novamente em 2011. Propaganda e promo significaram 4,1% da receita em 2011, mais que os 2,6% em 2010 e 1,5% em 2009.
Propaganda e promoção representam uma porção crescente das vendas e despesas de marketing do Google. O relatório 10-K (que as empresas entregam anualmente à U.S. Securities and Exchange Commission – SEC – para dar satisfações sobre sua performance) para o ano fiscal terminado em dezembro de 2011 destacou: “Esperamos que vendas e despesas de marketing cresçam em dólar e possam crescer como percentual de receita em 2012 e períodos futuros à medida em que expandimos nosso negócio globalmente, aumentamos nossas despesas com publicidade e promoção em conexão com produtos novos e já existentes, e aumentamos o nível de serviço que fornecemos aos anunciantes e outros parceiros”.
A Motorola Mobility também deu um salto em seus gastos com publicidade, impulsionando seus custos globais para U$ 560 milhões (4,3% da receita) em 2011 contra US$ 393 milhões (3,4% da receita) em 2010 e US$ 264 milhões (2,4% da receita) em 2009. Combinados, os gastos com publicidade e promoção do Google, incluindo a Motorola Mobility bateram os US$ 2,1 bilhões, incluindo o US$ 1 bilhão estimado nos EUA.
O Google é uma das quatro companhias baseadas em internet a compor o ranking dos 100 Maiores Anunciantes deste ano. As outras três:
Amazon, cujos gastos mundiais declarados em publicidade e promoção aumentaram 57% para US$ 1,4 bilhão em 2011, maior que os US$ 890 milhões em 2010 e US$ 593 milhões em 2009. Os gastos do varejista de internet e vendedor do Kindle em publicidade saltaram 60% para US$ 778 milhões.
EBay, que elevou seus gastos declarados em publicidade 21% para US$ 977 milhões em 2011, maior que os US$ 808 milhões de 2010 e US$ 800 milhões de 2009. Os gastos estimados em publicidade da companhia de comércio eletrônico ascenderam 24% para US$ 460 milhões.
Expedia, cujos gastos declarados em publicidade cresceram 15% para US$ 796 milhões em 2011, superando os US$ 694 milhões em 2010 e US$ 622 milhões de 2009. Os gastos estimados em publicidade da companhia de serviços de viagem online saltaram 27% para US$ 461 milhões. A Expedia fez sua estreia no ranking deste ano dos 100 Maiores Anunciantes.
Do Advertising Age
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