Em acordo com OpenAI, Walmart oferecerá compras no ChatGPT
Por meio do chatbot, varejista comercializará itens de vestuário, entretenimento, alimentos e outros
*Do Ad Age com informações da Bloomberg News
O Walmart firmou parceria com a OpenAI para permitir que os consumidores comprem produtos no ChatGPT. Essa é a iniciativa mais recente da varejista para incorporar a inteligência artificial (IA) aos negócios.

Walmart e OpenAI ainda estão desenvolvendo um programa de treinamento em IA para os colaboradores (Crédito: Jon Kraft/Shutterstock)
Os usuários poderão adquirir os itens do Walmart diretamente pelo chatbot por meio do botão “comprar”, de acordo com Daniel Danker, vice-presidente executivo de IA, produto e design do Walmart. O catálogo inclui peças de vestuário, alimentos embalados, entretenimento e outros produtos não apenas do Walmart, mas também de sua rede Sam’s Club.
“Vemos isso como uma oportunidade de oferecer conveniência de uma forma que atenda os clientes onde eles estão”, afirma Danker. O executivo ingressou na empresa este ano, vindo da Instacart, para acelerar a adoção da IA.
Alimentos frescos não estão incluídos na oferta, em parte porque os consumidores compram produtos semelhantes semanalmente. A nova função deverá ser lançada até dezembro.
As contas atuais dos clientes no Walmart ou Sam’s Club serão vinculadas automaticamente ao ChatGPT. Os produtos também itens também disponíveis por meio de vendedores terceirizados.
A OpenAI também tem acordos semelhantes com a Etsy e a Shopify.
As pessoas estão cada vez mais utilizando a IA para tarefas diárias, desde escrever e-mails até procurar receitas. As compras estão surgindo como um caso de uso inédito, à medida que utilizam a tecnologia para comparar ofertas e buscar por avaliações dos produtos.
Como resposta, varejistas vêm testando ferramentas para responder clientes em tempo real e ajudar os consumidores a encontrar o que desejam.
O Walmart tem investido fortemente na IA em toda a sua operação, implementando soluções para funcionários, fornecedores e compradores. Os colaboradores, por exemplo, já utilizam IA para fazer pedidos de estoque, planejar cronogramas e outras tarefas. A tecnologia está ajudando a acelerar as operações, como a redução do tempo de produção de itens de vestuário.
O acordo com o ChatGPT aprofunda a parceria do Walmart com a OpenAI. As empresas também estão trabalhando juntas para desenvolver um programa de certificação, que treinará os funcionários para que utilizem melhor a IA no dia a dia.