Adoção da IA em empresas ainda é restrita, aponta IBM
Estudo indica que CMOs reconhecem potencial da tecnologia, mas operações permanecem paralisadas
O potencial da inteligência artificial (IA) já vem se mostrando transformador, mas a adoção da tecnologia nas empresas ainda enfrenta obstáculos, segundo novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV).

IBM Institute for Business Value (IBV) apresenta estudo inédito sobre a adoção da inteligência artificial no marketing brasileiro (Crédito: Irina Strelnikova/Shutterstock)
O instituto ouviu 72 CMOs brasileiros, e apenas 15% deles afirmam que toda a empresa já adota a IA.
Resultados indicam também que somente 20% dos projetos-pilotos de IA alcançaram o retorno sobre investimento esperado e 25% conseguiram escalar as iniciativas para outras unidades de negócio: mais da metade (53%) reconhece que a colaboração multifuncional será ainda mais importante atualmente do que nos últimos dois anos.
Mas, mesmo que haja um reconhecimento sobre a capacidade de transformação da tecnologia, 85% apontam que as operações permanecem paralisadas, com estruturas rígidas e fragmentadas, dificultando a implementação de soluções do tipo. Para a companhia, o estudo evidencia a necessidade de transformação organizacional e modernização tecnológica.
Para 58%, há forte pressão para impulsionar lucratividade, enquanto 69% vêm sendo cobrados pelo crescimento de receita. Há uma busca por estratégias de crescimento sustentável, com 63% mirando na fidelização de clientes ao longo de 2026.
Já para os próximos três anos, os CMOs citam a inovação no modelo de negócios; cibersegurança e privacidade de dados (também considerados desafios); e efetividade em marketing e vendas e modernização tecnológica como prioridades. Em contrapartida, os demais desafios envolvem a sustentabilidade ambiental e a diversidade e inclusão, ao lado do recrutamento e retenção de talentos.
A IBM chama a atenção para o fato de que os executivos ainda não se sentem confiantes em sua capacidade para entregar os resultados de forma consistente.