Marketing

Adoção da IA em empresas ainda é restrita, aponta IBM

Estudo indica que CMOs reconhecem potencial da tecnologia, mas operações permanecem paralisadas

i 13 de outubro de 2025 - 11h36

O potencial da inteligência artificial (IA) já vem se mostrando transformador, mas a adoção da tecnologia nas empresas ainda enfrenta obstáculos, segundo novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV).

IA em empresas

IBM Institute for Business Value (IBV) apresenta estudo inédito sobre a adoção da inteligência artificial no marketing brasileiro (Crédito: Irina Strelnikova/Shutterstock)

O instituto ouviu 72 CMOs brasileiros, e apenas 15% deles afirmam que toda a empresa já adota a IA.

Resultados indicam também que somente 20% dos projetos-pilotos de IA alcançaram o retorno sobre investimento esperado e 25% conseguiram escalar as iniciativas para outras unidades de negócio: mais da metade (53%) reconhece que a colaboração multifuncional será ainda mais importante atualmente do que nos últimos dois anos.

Mas, mesmo que haja um reconhecimento sobre a capacidade de transformação da tecnologia, 85% apontam que as operações permanecem paralisadas, com estruturas rígidas e fragmentadas, dificultando a implementação de soluções do tipo. Para a companhia, o estudo evidencia a necessidade de transformação organizacional e modernização tecnológica.

Para 58%, há forte pressão para impulsionar lucratividade, enquanto 69% vêm sendo cobrados pelo crescimento de receita. Há uma busca por estratégias de crescimento sustentável, com 63% mirando na fidelização de clientes ao longo de 2026.

Já para os próximos três anos, os CMOs citam a inovação no modelo de negócios; cibersegurança e privacidade de dados (também considerados desafios); e efetividade em marketing e vendas e modernização tecnológica como prioridades. Em contrapartida, os demais desafios envolvem a sustentabilidade ambiental e a diversidade e inclusão, ao lado do recrutamento e retenção de talentos.

A IBM chama a atenção para o fato de que os executivos ainda não se sentem confiantes em sua capacidade para entregar os resultados de forma consistente.