Extraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes
Iniciativa na América Latina tem como objetivo destacar o olhar e as vozes dos artistas reforçando os pilares de diversidade e inclusão da companhia
Extraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes
BuscarExtraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes
BuscarIniciativa na América Latina tem como objetivo destacar o olhar e as vozes dos artistas reforçando os pilares de diversidade e inclusão da companhia
Larissa Santiago
25 de abril de 2025 - 15h54
Mara Ronchi, diretora de produtos de consumo na The Walt Disney Company Brasil (Créditos: Divulgação)
Em parceria com o Estúdio QUE, a Disney Brasil lançou uma linha de produtos licenciados desenvolvidos a partir das perspectivas de pessoas com deficiência, que reinterpretaram histórias e personagens da Disney sob o pilar de diversidade, equidade e inclusão.
Ao todo, dez pessoas participaram do projeto, das quais seis são neurodivergentes ou têm deficiência intelectual.
Durante três meses de imersão e desenvolvimento criativo, os designers criaram artes inéditas utilizando técnicas como colagem, pintura, spray, giz de cera, aquarela e até ferro de passar roupa para compor estampas e ilustrações.
As obras resultantes receberam os títulos: “Imaginação”, “Possibilidades”, “Encontros”, “Magia”, “Originalidade” e “Transformação”.
“Nós somos contadores de histórias. Então, quando trazemos um processo como esse, sabemos da responsabilidade que temos”, comenta Rodrigo Delorenzo, gerente sênior de design de produto sobre o impacto no mercado criativo em termos de inclusão e representatividade de diferentes talentos.
“Faz parte do DNA da Disney, herdado do legado do próprio criador, Walt Disney, essa responsabilidade de tornar o mundo melhor por meio da arte. A equipe criativa da Disney, e a Disney como um todo, fomenta muito o trabalho com talentos criativos de todas as formas, sem distinções e sem preconceitos. Isso amplia a nossa visão e traz toda essa nova expressão que apresentamos neste projeto”, completa.
Alguns dos produtos criados para o projeto Disney Extraimaginário e Estúdio QUE (Créditos: Divulgação)
As marcas Jandaia, Riachuelo, LUPO, Trifil, Animê/Youccie e Go Case integram o projeto com coleções desenvolvidas a partir dos itens criados. Os mais de 100 produtos já estão disponíveis nas lojas físicas e nos e-commerces das respectivas marcas.
Outra iniciativa da companhia para o projeto será a capacitação de 30 pessoas neurodivergentes e com deficiência intelectual através de oficinas artísticas e técnicas, com o objetivo de estimular a criatividade, a expressividade, a habilidade motora e o desenvolvimento cognitivo.
Ela será realizada em parceria com o Instituto Serendipidade e o Instituto Movimentarte, como parte do Disney Future Storytellers, um programa da companhia que inspira e capacita futuros profissionais da indústria criativa.
Compartilhe
Veja também
Brasil de vermelho: o que já se sabe sobre o uniforme da Nike
Além da mudança na cor, novas camisas exibiriam o logo da Jordan em vez do tradicional símbolo da Nike
Com ação no Domingão, Cimed apresenta linha João e Maria
Marca representa o ingresso da farmacêutica no segmento de cuidados para bebês e prevê faturamento de R$ 130 milhões neste primeiro ano