Femsa rompe com Raízen e passa a controlar Oxxo
Com o fim da joint venture, Raízen administrará lojas Shell Select e Shell Select enquanto Femsa fica com os mercados de proximidade

Com fim da joint-venture com a Raízen, rede Oxxo será administrada integralmente pela Femsa (Crédito: Shutterstock)
Em comunicado divulgado ao mercado nesta quinta-feira, 4, a Raízen S.A e a Femsa anunciaram que, em comum acordo, irão desfazer a parceira e joint venture que havia sido estabelecida em 2019.
Com o nome de Nós, o grupo foi criado com a proposta de administrar lojas de conveniência e redes de mercados de proximidade e era responsável pelas operações de Shell, Shell Select e Oxxo.
Agora, com o fim da holding, as companhias estabeleceram que a Raízen segue com a gestão das 1.256 lojas de conveniência Shell Select e Shell Café, cuja expansão será feita, a partir de agora, pelo modelo prioritário de franquias, integradas à rede de postos da Shell.
Já a Femsa, caberá a gestão das 611 unidades da rede de mercados de proximidade Oxxo, além de seu centro de distribuição, localizado na cidade de Cajamar, em São Paulo.
Pelo acordo, a Femsa também assumirá as dívidas e caixa disponíveis do Grupo Nós. Ainda pelo acordo, o grupo continua a prestar serviços de suprimentos e logística relacionados ao portfólio de produtos atualmente disponibilizados no Centro de Distribuição para as lojas Shell Select e Shell Café.
Segundo a Raízen, o fim da joint venture está alinhado à estratégia de simplificação de seu portfólio de negócios.