Marketing

Fifa apresenta mascotes da Copa do Mundo 2026

Maple, Zayu e Clutch serão os representantes dos países sede, Canadá, México e EUA

i 25 de setembro de 2025 - 17h40

Mascotes serão os representantes dos países sede da Copa do Mundo Fifa em 2026 (Crédito: Divulgação)

Mascotes serão os representantes dos países sede da Copa do Mundo Fifa em 2026 (Crédito: Divulgação)

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quinta-feira, 25, as mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026. A entidade máxima do futebol escolheu três animais que serão os representantes dos países sede da competição que, pela primeira vez, será realizada em territórios diferentes.

Maple, o alce, representa o Canadá, enquanto Zayu, a onça-pintada é do México. Por fim Clutch, a águia-americana é a mascote dos Estados Unidos. Gianni Infantino, presidente da Fifa, disse em comunicado oficial que mascotes são fundamentais para a desenvolver a atmosfera que estão criando para a competição mundial.

“O time de 26 ficou maior – e mais divertido! Maple, Zayu e Clutch estão cheios de alegria, energia e espírito de união, assim como a própria Copa do Mundo. Esses personagens conquistaram corações e despertarão comemorações na América do Norte e no mundo todo. Já consigo imaginá-los em camisas infantis, cumprimentando lendas do futebol e – em mais uma estreia neste torneio – estrelando videogames jogados por milhões de pessoas no mundo todo”, avaliou o dirigente.

Além disso, os personagens, pela primeira vez, se tornaram elementos jogáveis no Fifa Heroes, game licenciado pela entidade. A iniciativa foi licenciada pela Enver em parceria com a Solace. Além disso, o Fifa Super League Soccer no Roblox, desenvolvido em colaboração com a Gamefam, também terá a presença das mascotes.

Copa do Mundo Fifa

Com a proximidade da Copa do Mundo que acontecerá em 2026, algumas iniciativas já vêm sendo desenvolvida para facilitar o acesso e conectar os torcedores com o principal torneio de futebol do mundo.

Exemplo disso foi o lançamento do pacote “Pra Cima Brasil”, apresentado pela Golden Goal, agente exclusivo de vendas de hospitalidade do torneio. O produto inclui hospedagem, transfer, seguro-viagem e outras facilidades para o público brasileiro.

A empresa contará com o apoio de sub-agentes credenciados, entre eles agências de turismo brasileiras como Agaxtur, Ambiental, Globalis e Queensberry. Os pacotes terão preços a partir de US$1.350, com diferentes categorias, com diferentes categorias com lounges, suítes privativas e setores VIP, além de programas personalizados para as fases finais.

Patrocinadores

Atualmente, a Fifa já conta com 16 patrocinadores para o torneio. Na cota Fifa Partners estão Adidas, Coca-Cola, Hyundai, Aramco, Lenovo, Qatar Airways, Visa. Já na parte de sponsors são Budwiser, Bank of America, Hisense, Lays, McDonald’s, Mengniu, Dove e Verizon. A Diageo entra como Supporters.

Transmissões e valores

A Copa do Mundo de 2026 já está movimentando a mídia no Brasil. A Globo começou a apresentar, na última segunda-feira, 15, o plano comercial para a competição. A empresa de mídia exibirá metade dos jogos em sua TV aberta, SporTV, Globoplay e também pelo novo canal digital Ge TV.

O Meio & Mensagem teve acesso às tabelas comerciais da empresa que prevê um faturamento próximo de R$ 2 bilhões com os contratos de patrocínio com as marcas que queiram participar de suas transmissões da Copa do Mundo.

Além da Globo, parceira histórica da Fifa e que já havia anunciado a transmissão da Copa de 2026 há algum tempo, os brasileiros também poderão acompanhar a Copa pela CazéTV, que já exibiu o Mundial de 2022 e, agora, repete a parceria com a Fifa para a exibição do próximo torneio. A CazéTV irá exibir as 104 partidas.