Gabigol: “Gosto de marketing e de coisas criativas”

Buscar

Gabigol: “Gosto de marketing e de coisas criativas”

Buscar
Publicidade

Marketing

Gabigol: “Gosto de marketing e de coisas criativas”

Atacante do Flamengo aproveita boa fase na carreira e boom midiático para lançar produtos licenciados e um personagem infantil


16 de julho de 2020 - 6h00

Gabigol: “De vez em quando tenho algumas ideias boas e curto compartilhar com a nossa equipe de comunicação” (Crédito: divulgação)

A narrativa de um ídolo do esporte costuma ser construída a partir de diversos aspectos, do desempenho à personalidade, passando pela maneira como o atleta se comunica com seu público. Para aproveitar o melhor momento de sua carreira, Gabriel Barbosa, o Gabigol, atacante do Flamengo, lançou há algumas semanas o personagem Gabigolzinho. A nova marca foi criada para dar vazão ao relacionamento que o atleta de 23 anos conseguiu construir com crianças de todo o Brasil, e até mesmo da América Latina.

O fenômeno midiático pode ser explicado por uma somatória de fatores, incluindo os 43 gols que o jogador marcou na última temporada, incluindo dois na final da Copa Libertadores da América, as mudanças constantes de penteado e corte de cabelo, ou até mesmo as comemorações erguendo os braços sobre os ombros em sinal de força. A estreia do personagem aconteceu no episódio #TodoMundoÉEspecial, do Flamiguinhos, desenho animado exibido pelo canal FlaTV, no Youtube.

No mês passado, Gabigol lançou uma coleção de chinelos, em parceria com a marca Kenner (Crédito: divulgação)

De acordo com Junior Pedroso, CEO da 4ComM Career Management, que faz a gestão da carreira do jogador, Gabigol participou de todo o processo de construção da marca, da personalidade até as suas características visuais. Para dar movimento ao personagem, ele conta que estão em curso negociações com produtoras e operadoras para a produção de um filme animado e um almanaque quinzenal em HQ.

A versão infantil do artilheiro faz parte de uma série de produtos licenciados com a marca Gabigol. No mês passado, por exemplo, o jogador lançou uma coleção de chinelos, em parceria com a marca Kenner, que leva seu nome e uma silhueta estilizada com os gestos de comemoração de seus gols. Segundo o CEO da 4ComM Career Management, o número de produtos de licenciamento em fase de negociação, contrato ou produção com a marca do jogador se aproxima de 50 unidades.

Acostumado a analisar partidas nas quais participou, incluindo o seu próprio desempenho, na entrevista abaixo Gabigol se coloca agora em  uma nova posição, respondendo como lida com o gerenciamento e a exposição de sua imagem fora das quatro linhas.

Meio & Mensagem — Quando é que você percebeu que estava se transformando em uma marca tão forte no Brasil?
Gabigol — É difícil saber o momento exato em que essa conexão se expandiu para outras torcidas, principalmente para as crianças. Mas é claro que, quando você vai ao estádio de um time adversário e percebe que a torcida contrária tem carinho por você, dá para imaginar que as coisas têm dado certo e que as pessoas têm gostado da sua trajetória. Na maioria dos jogos, a criançada das outras torcidas vem falar comigo. No ano passado, isso aconteceu principalmente nos jogos contra Palmeiras, Grêmio e Fortaleza. Teve também aquele episódio na Colômbia, quando um garoto invadiu o campo para me abraçar. Isso me marcou muito. Mas é importante dizer que procuro sempre ser eu, não um produto que deva ser de outra forma. Procuro fazer as coisas do meu jeito e deixar clara minha maneira de ser que, como qualquer pessoa, tem dias bons e ruins.

M&M —  Você tem se interessado por esse lado do marketing ou não liga muito?
Gabigol — Gosto e me interesso. É claro que o meu foco é o futebol, o desempenho dentro de campo, e passo quase todo o tempo treinando no Flamengo ou em casa. Mas gosto de marketing, de coisas criativas e consumo bastante conteúdo, principalmente séries. Converso bastante com o Junior (Pedroso, seu empresário). É evidente que ainda sou muito novo e tenho muito mais coisas a aprender, mas, de vez em quando, tenho algumas ideias boas e curto compartilhar com a nossa equipe. Quando parar de jogar, pode até ser que eu pense em fazer algo junto com o Junior na 4ComM. Essa experiência que estamos construindo pode ser muito boa para que eu possa aprender ainda mais.

M&M —  Como foi participar do processo de criação de seu próprio personagem?
Gabigol — A parte mais comercial, de definições, ficou com o Junior e até com os meus pais. Fico com a parte mais visual, porque gosto e vejo muito desenho também. Esse projeto é uma realização para as pessoas, meu fãs, mas também para mim. Ao mesmo tempo que é divertido, o personagem simboliza o meu sonho, não apenas como um jogador reconhecido, mas também porque sempre gostei desse universo dos desenhos. E estar dentro desse mundo torna tudo ainda mais especial.

M&M —  Como funciona o gerenciamento das suas redes sociais?
Gabigol — Gosto muito de internet, então essa parte fica bem mais fácil. Sou eu quem faço os posts do meu Instagram e Twitter. Apenas algumas coisas não são. Mas interajo muito com o público nas redes sociais e, nesse caso, sempre sou eu. Tento postar algumas coisas do meu dia a dia, algumas coisas fora do campo, gosto também bastante da criatividade dos fãs, sempre procuro ver as coisas que eles postam. E também procuro ser sempre o mais simples possível, para eles verem que realmente sou eu, que não é nada programado e que aquele conteúdo vem da minha cabeça e não da cabeça de outras pessoas. O que posto depende muito do que estou fazendo no dia a dia.

A íntegra desta matéria está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim do mês pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

*Crédito da imagem de topo: TuiPhotoengineer-iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas