Marketing

Gen Z representa 11% dos empreendedores no Brasil

Entretanto, os jovens dessa faixa etária são refratários ao sistema bancário tradicional e ao uso de cartão PJ, segundo Visa e BMC

i 26 de novembro de 2025 - 10h00

GenZ representa 11% dos empreendedores do Brasil

Ao tomar decisões, a GenZ seria mais prática, imediatista e guiada por benefícios claros, em relação a boomers e X, diz estudo (Crédito: inspiring.team/Shutterstock)

A chegada dos jovens da geração Z (GenZ) – nascidos entre 1995 e 2009 – ao mundo do empreendedorismo confere um novo perfil a essa modalidade de negócios, uma vez que têm muito mais traquejo digital, em relação às anteriores.

Esse é um destaque do estudo Panorama PME Brasil, estudo inédito da Visa em parceria com a consultoria Business Meets Culture (BMC).

Segundo a pesquisa a GenZ já representa 11% dos empreendedores brasileiros. Sendo bastante tecnológica, também é bem crítica em relação ao sistema bancário tradicional e não é adepta de cartão PJ: a satisfação com esse tipo de produto entre eles é de 47%, contra 74% dos baby boomers e 67% da geração X.

A análise da Visa é que existe, portanto, uma lacuna de valor e experiência a ser trabalhada.

Consequentemente, empreendedores da GenZ também estão entre os que mais misturam contas pessoais e de negócio – 10 pontos percentuais acima da média.

Outra conclusão do estudo é o de que essa geração, na tomada de decisão, é mais “prática, imediatista e guiada por vantagens claras”.

Entre os benefícios que mais os atraem estão: limite flexível, desconto na maquininha e liquidez rápida. E sua visão sobre um cartão está mais ligada ao papel como uma ferramenta de venda e menos como meio de pagamento.

 

Metodologia: a pesquisa teve fases quantitativa e qualitativa. No primeiro caso, foram ouvidas 2.001 entrevistas estruturadas entre maio e junho de 2025 e, no segundo, 48 entrevistas em profundidade. Além disso, o estudo incorporou 2 mil horas de escuta ativa, a revisão de 60 materiais secundários e entrevistados dez executivos.