Google retoma posto de marca mais valiosa
Investimentos em inovação fizeram marca fundada por Larry Page e Sergey Brin tirar a Apple do topo do ranking BrandZ Top 100
Investimentos em inovação fizeram marca fundada por Larry Page e Sergey Brin tirar a Apple do topo do ranking BrandZ Top 100
Meio & Mensagem
8 de junho de 2016 - 11h17
O grupo WPP e a Milward Brown divulgaram os resultados deste ano do ranking BrandZ Top 100, que compila as marcas mais valiosas do mundo. O Google assumiu a ponta, tirando da Apple o posto de marca mais valiosa. No entanto, a diferença entre as duas é de apenas 0,3%.
Investimentos contínuos em inovação, alto volume de receitas publicitárias (que correspondem a mais de 95% do faturamento da empresa) e aumento dos seus produtos na nuvem levaram o Google de volta ao primeiro lugar. O valor da marca cresceu 32% e atingiu US$ 229 bilhões. A Apple, teve queda de 8% no valor de sua marca, que está em US$ 228 bilhões, caindo para o segundo lugar. A Microsoft continua na terceira posição, crescendo 5% e chegando a um valor de US$ 122 bilhões.
Duas marcas de sucesso retumbante – Coca-Cola e Marlboro – saíram pela primeira vez do Top 10 da lista. As quedas são atribuídas a uma mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar. Já outras duas empresas de tecnologia entraram para o grupo: Facebook (5º lugar, + 44%) e Amazon (7º lugar, + 59%). O valor de marca da empresa fundada por Mark Zuckerberg cresceu 246% desde 2011, quando entrou para o ranking. E a Amazon, segundo o relatório, tem se mantido estável, por conta especialmente de uma experiência multicanal.
Sete marcas entraram para o Top 100: Lowe (76°), CVS (88°), Moutai (93°), Heineken (97°), AIA (98°), JD (99°) e Adobe (100°).
Na avaliação de categorias de produtos, a de cervejas foi a que mais aumentou seu valor -seguida por seguradoras (32,5%), varejo (17,9%), entretenimento (14%) e fast food (14% –
e a de vestuário, a que registrou crescimento mais rápido. Neste último caso, a Nike se destaca (+26%) ao apostar em linhas premium e produtos com tecnologia embarcada, como roupas com monitores cardíacos.
O valor total das 100 marcas do BrandZ aumentou 3% em relação a 2015. As marcas de tecnologia já representam um terço do ranking. “A importância de marcas de tecnologia é evidente, uma vez que novamente elas estão entre as mais valiosas em 2016, mas o sucesso futuro dependerá de sua capacidade de se encaixar no cotidiano dos consumidores”, ressaltou em comunicado Eduardo Tomiya, diretor-geral da Kantar Vermeer.
Abaixo, a lista dos dez primeiros colocados no BrandZ:
BrandZ™ Top 10 marcas mais valiosas em 2016
Ranking 2016 | Marca | Categoria | Valor da Marca 2016 ($M) | Variação no valor da marca | Ranking 2015 |
1 | Tecnologia | 229,198 | +32% | 2 | |
2 | Apple | Tecnologia | 228,460 | -8% | 1 |
3 | Microsoft | Tecnologia | 121,824 | +5% | 3 |
4 | AT&T | Telecom | 107,387 | +20% | 6 |
5 | Tecnologia | 102,551 | +44% | 12 | |
6 | Visa | Pagamentos | 100,800 | +10% | 5 |
7 | Amazon | Varejo | 98,988 | +59% | 14 |
8 | Verizon | Telecom | 93,220 | +8% | 7 |
9 | McDonald’s | Fast food | 88,654 | +9% | 9 |
10 | IBM | Tecnologia | 86,206 | -8% | 4 |
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