Assinar

Google retoma posto de marca mais valiosa

Buscar

Google retoma posto de marca mais valiosa

Buscar
Publicidade
Marketing

Google retoma posto de marca mais valiosa

Investimentos em inovação fizeram marca fundada por Larry Page e Sergey Brin tirar a Apple do topo do ranking BrandZ Top 100


8 de junho de 2016 - 11h17

O grupo WPP e a Milward Brown divulgaram os resultados deste ano do ranking BrandZ Top 100, que compila as marcas mais valiosas do mundo. O Google assumiu a ponta, tirando da Apple o posto de marca mais valiosa. No entanto, a diferença entre as duas é de apenas 0,3%.

Google_Lounge_575

Investimentos contínuos em inovação, alto volume de receitas publicitárias (que correspondem a mais de 95% do faturamento da empresa) e aumento dos seus produtos na nuvem levaram o Google de volta ao primeiro lugar. O valor da marca cresceu 32% e atingiu US$ 229 bilhões. A Apple, teve queda de 8% no valor de sua marca, que está em US$ 228 bilhões, caindo para o segundo lugar. A Microsoft continua na terceira posição, crescendo 5% e chegando a um valor de US$ 122 bilhões.

Duas marcas de sucesso retumbante – Coca-Cola e Marlboro – saíram pela primeira vez do Top 10 da lista. As quedas são atribuídas a uma mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar. Já outras duas empresas de tecnologia entraram para o grupo: Facebook (5º lugar, + 44%) e Amazon (7º lugar, + 59%). O valor de marca da empresa fundada por Mark Zuckerberg cresceu 246% desde 2011, quando entrou para o ranking. E a Amazon, segundo o relatório, tem se mantido estável, por conta especialmente de uma experiência multicanal.

Sete marcas entraram para o Top 100: Lowe (76°), CVS (88°), Moutai (93°), Heineken (97°), AIA (98°), JD (99°) e Adobe (100°).

Na avaliação de categorias de produtos, a de cervejas foi a que mais aumentou seu valor  -seguida por seguradoras (32,5%), varejo (17,9%), entretenimento (14%) e fast food (14% –

e a de vestuário, a que registrou crescimento mais rápido. Neste último caso, a Nike se destaca (+26%) ao apostar em linhas premium e produtos com tecnologia embarcada, como roupas com monitores cardíacos.

O valor total das 100 marcas do BrandZ aumentou 3% em relação a 2015. As marcas de tecnologia já representam um terço do ranking. “A importância de marcas de tecnologia é evidente, uma vez que novamente elas estão entre as mais valiosas em 2016, mas o sucesso futuro dependerá de sua capacidade de se encaixar no cotidiano dos consumidores”, ressaltou em comunicado Eduardo Tomiya, diretor-geral da Kantar Vermeer.

Abaixo, a lista dos dez primeiros colocados no BrandZ:

BrandZ™  Top 10 marcas mais valiosas em 2016

Ranking 2016 Marca Categoria Valor da Marca 2016 ($M) Variação no valor da marca Ranking 2015
1 Google Tecnologia 229,198 +32% 2
2 Apple Tecnologia 228,460 -8% 1
3 Microsoft Tecnologia 121,824 +5% 3
4 AT&T Telecom 107,387 +20% 6
5 Facebook Tecnologia 102,551 +44% 12
6 Visa Pagamentos 100,800 +10% 5
7 Amazon Varejo 98,988 +59% 14
8 Verizon Telecom 93,220 +8% 7
9 McDonald’s Fast food 88,654 +9% 9
10 IBM Tecnologia 86,206 -8% 4

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também