Indústria alimentícia se prepara para consolidação
Kraft Heinz busca grandes empresas, como a Mondelez, para comprar
Indústria alimentícia se prepara para consolidação
BuscarIndústria alimentícia se prepara para consolidação
BuscarKraft Heinz busca grandes empresas, como a Mondelez, para comprar
Meio & Mensagem
20 de dezembro de 2016 - 9h02
(*) Por Jessica Wohl, do Advertising Age
Na busca por sinergia, a 3G Capital e a Berkshire Hathaway estiveram ganhando corpo, aparentemente procurando um grande player no setor alimentício para adicionar aos grupos de H.J. Heinz e Kraft Foods. Esse é um passo a favor do corte de custo na indústria, já que os possíveis targets tentam escapar das investidas das empresas.
Empresas como Campbell Soup, General Mills e Kellogg estão entre aquelas que aparentemente estão nos radares das empresas, de acordo com analistas de Wall Street. Essas três, entre outras, estão tomando medidas que acreditam que possam ajudar a manter suas independências, incluindo a redução de custos e investindo em setores menores e com rápido crescimento da indústria.
A Mondelez International também esteve sob os holofotes esse mês após a revista suíça Bilanz afirmar que a Kraft Heinz, como a junção das empresas é chamada, estaria interessada em adquiri-la. Outros veículos desmentiram o rumor, sugerindo que nenhuma proposta havia sido feita. Porém, a atração é óbvia. O analista da Christopher Growe afirmou que a junção da Kraft Heinz-Mondelez não só geraria a segunda maior empresa do setor, ficando atrás apenas da Nestlé, como também seria a mais lucrativa da categoria. Ainda é muito cedo para dizer se um acordo realmente poderá existir, mas a Mondelez é vista como um possível player de uma maneira ou de outra. Mais cedo neste ano, a empresa tentou comprar a rival Hershey, um plano que foi derrubado pelos líderes da concorrente.
Morgan Stanley, um analista da Matthew Grainger, disse que ele acredita que a Kraft Heinz esteja procurando por “marcas com posições dominantes em suas categorias e potencial para expansão internacional”, e, obviamente, maneiras de reduzir ainda mais custos e ajudar no lucro bruto. Em sua opinião, a Mondelez seria a candidata mais lógica para uma aquisição, ponderando que Kellogg e Campbell Soup possuem grandes quantidades de ações em posse de famílias que provavelmente votariam contra a venda.
Enquanto isso, a General Mills anunciou uma nova estrutura de operação, incluindo planos para reduzir de 400 a 600 vagas, sinalizando que é possível reduzir gordura para reacender o seu crescimento em alguns dos seus maiores mercados, incluindo iogurte.
E não exclua os pequenos players. Pinnacle Foods, que nos anos recentes comprou marcas incluindo a Birds Eye e a Wish-Bone, é dirigida agora pelo CEO Mark Clouse, que entrou na empresa em maio vindo da Mondelez. Na semana passada, Pinnacle afirmou que acordos “transformadores” continuam uma prioridade.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros