Ipsos: economia mais sólida que pensamos
Didier Truchot analisa o mercado brasileiro e sua relevância para a história global do instituto de pesquisas
Didier Truchot analisa o mercado brasileiro e sua relevância para a história global do instituto de pesquisas
Roseani Rocha
2 de outubro de 2015 - 3h36
A Ipsos acaba de comemorar quatro décadas de atuação globalmente. No Brasil, onde a empresa está há quase 20 anos, o aniversário foi celebrado com um evento no Instituto Tomie Ohtake. O encontro marcou o lançamento da segunda edição do Ipsos Flair Brasil, uma publicação do instituto que reúne análises de vários de seus especialistas no País, abordando diferentes vieses da vida nacional e também contou com um debate. Mas a presença do fundador e CEO global da empresa de pesquisa francesa é o que realmente demonstra a importância do mercado brasileiro para Ipsos. O próprio Didier Truchot comenta alguns aspectos dessa relação com o Brasil, em entrevista concedida ao Meio & Mensagem.
Papel da subsidiária brasileira
O Brasil é, claro, um mercado muito importante para a Ipsos, onde temos mais de 600 colaboradores onde somos não apenas terceiro colocado no mercado em geral, mas a marca número 1 em Survey Research. O continente americano representa cerca de 38% das receitas consolidadas da Ipsos no mundo e o Brasil tem uma participação importante nisso. A despeito do cenário de crise, o País é o principal mercado da América Latina e continuará a ser muito significativo para a Ipsos, com uma base bem estabelecida de clientes para a gente. As dificuldades que o Brasil está atualmente enfrentando não devem nos fazer esquecer o potencial do País e também os progressos que a população brasileira tem vivido nas últimas décadas. Eu realmente acredito que a economia brasileira é mais sólida que o atual mau humor que o mercado e a opinião pública têm expressado contra ela. A performance de muitas empresas brasileiras crescendo rapidamente fora do Brasil é um bom exemplo disso.
Contribuição à operação global
O Brasil tem uma cultura muito particular, permeada por criatividade, inovação e flexibilidade. A união do Brasil ao mundo da Ipsos tem sido uma grande inspiração para o desenvolvimento de novas soluções. Temos uma forte equipe de Ciência de Dados no Rio de Janeiro trabalhando em projetos de todo o mundo. Esse time tem estado envolvido com novos modelos aplicados a testes de produto ou novos desenvolvimentos, assim como técnicas de segmentação ou modelos que visam identificar drives de preferência em dada categoria. Nossas equipes brasileiras também contribuíram para diversas técnicas novas aplicadas à medição de qualidade na indústria automotiva. Temos sido líderes nesse campo no Brasil por mais de dez anos e usamos a experiência e técnicas desenvolvidas no Brasil para expandir essa expertise para outros países.
Pesquisa e o humor da economia
Informação é uma ferramenta poderosa para as companhias, sempre. O elemento-chave que pode fazer um negócio realmente ser bem-sucedido e encontrar verdadeira longevidade. Em tempos de crise, eu diria, pesquisa é simplesmente essencial. É o momento em que as empresas mais precisam ter toda a informação relevante nas mãos para tomar as melhores decisões. Um cenário econômico perturbado, como ocorre no Brasil atualmente, é muito desafiador para muitas empresas, para pequenos negócios e mesmo para indústrias maiores, e informações precisas podem fazer uma diferença significativa no desempenho da companhia. Limitar os riscos e otimizar o dinheiro gasto quando do lançamento de produtos é sempre relevante, provavelmente mais em tempos de crise.
Futuro no País
Mesmo que a economia continue fraca nos próximos meses, a demanda por informações confiáveis e com valor prático é muito forte e nossos clientes continuam a precisar dos nossos serviços para entender como eles podem se adaptar da forma mais eficaz possível às demandas em evolução dos consumidores brasileiros. No longo prazo, estou confiante de que o País irá se afastar dessa crise. Como muitos outros países emergentes, a situação do Brasil melhorou significativamente nas últimas décadas. Um progresso fundamental é o número crescente de pessoas jovens com uma educação melhor. Essa juventude mais bem educada será um driver fantástico de melhorias futuras na situação do País. Como eu disse antes, o Brasil é um mercado importante para a Ipsos e temos planos ambiciosos para nosso futuro aqui.
Compartilhe
Veja também
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias