Logística, empregos e marketing: o que a Amazon prepara para o Prime Day 2025?
Empresa aposta em inteligência artificial para tornar as entregas mais rápidas, precisas e convenientes para o cliente
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Larissa Santiago
30 de junho de 2025 - 13h44
GRU 9, novo centro de distribuição da Amazon em Cajamar (Crédito: Larissa Santiago)
A Amazon fará a edição 2025 do Prime Day no Brasil nos dias 15 e 16 de julho, com um esquenta a partir de 4 de julho.
Neste ano, a empresa também trará novidades na categoria de Compras Internacionais, que serão disponibilizadas com exclusividade e com frete grátis. Ao todo, o programa proprietário já soma cerca de 200 milhões de membros ao redor do mundo.
Para a operação, a Amazon, que investiu R$ 8 bilhões nos últimos dois anos em logística, entretenimento, serviços de nuvem e incentivos para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), prepara a contratação de 6 mil trabalhadores temporários em todo o País, ante 4 mil em 2024.
O GRU9, novo centro de distribuição em Cajamar (SP), inaugurado em fevereiro e considerado o maior da América Latina, está recrutando mais de 1.600 pessoas, somando-se aos 2.300 trabalhadores contratados em seu lançamento.
“O Prime Day é um evento voltado para os nossos clientes mais próximos. Estamos sempre buscando torná-lo maior e melhor do que o anterior. No ano passado, o primeiro dia foi o que mais atraiu novos assinantes desde o lançamento do programa no Brasil e esse é o meu desafio novamente”, compartilha Juliana Sztrajtman, CEO da Amazon no Brasil desde janeiro.
A executiva reforça que, além da entrega gratuita, a principal meta é garantir rapidez e conveniência — e que a construção de novas estações logísticas, aliada às 42 rotas aéreas operadas em parceria com Azul e Latam, é fundamental nessa estratégia, por viabilizar entregas em distâncias maiores.
“Essas estações, mais próximas das casas dos clientes, centralizam produtos para regiões específicas, otimizando a entrega final por meio de rotas menores e automatizadas com o uso inteligência artificial, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência”, destaca a executiva.
“E isso é só o começo. Quando falo em expansão, é porque não temos uma meta fechada. Muitas vezes me perguntam: ‘Hoje vocês têm 150 milhões de produtos no site. Qual é a meta para o ano?’ A verdade é que queremos ter muito mais, e não só até o fim do ano, mas a cada dia. Tenho uma reunião semanal só para acompanhar o aumento de sortimento no site. A mesma lógica vale para velocidade de entrega”, complementa.
Entregas no mesmo dia já estão sendo testadas em um projeto piloto em 34 cidades, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Já em mais de 1.300 cidades, as entregas são realizadas em até dois dias.
Segundo a CEO, o uso da inteligência artificial em diferentes etapas da cadeia reforça o compromisso da empresa com a melhoria contínua, não apenas para o cliente final, mas também para vendedores e funcionários.
No atendimento ao cliente, a IA permite uma navegação personalizada, com recomendações de produtos baseadas nos hábitos de consumo de cada usuário, além da organização das ofertas e da jornada de compra. Recursos como “quem comprou isso, comprou também” são exemplos práticos dessa inteligência trabalhando para antecipar interesses e necessidades.
Na logística, essa tecnologia ajuda a otimizar rotas de entrega, considerando desde os melhores caminhos até os horários com maior chance de o cliente estar disponível para receber o produto.
Ela também sugere tipos de embalagem que reduzem riscos de avaria no transporte e melhora a disposição dos produtos nos centros de distribuição, facilitando o trabalho dos funcionários e reduzindo o tempo de separação dos pedidos.
Já sobre o suporte aos vendedores parceiros, em dezembro de 2024, a Amazon lançou um sistema que utiliza inteligência artificial para enriquecer as páginas de produto, melhorando automaticamente descrições, imagens e organização das informações. Com isso, é possível otimizar em uma semana o que um vendedor levaria anos para fazer manualmente.
Nos bastidores, os associados da Amazon também contam com ferramentas inteligentes que orientam o trajeto mais eficiente dentro dos centros de distribuição. O sistema decide, por exemplo, onde cada item deve ser armazenado para evitar deslocamentos desnecessários.
A cantora Sandy foi o nome escolhido deste ano. Com o conceito “Com as Ofertas do Prime Day você pode ser o que quiser”, a campanha convida a cantora, que vive um sabático dos palcos, a se reinventar e descobrir novas habilidades.
Na TV, contará com inserções especiais no remake da novela Vale Tudo e durante o Mundial de Clubes, também na Globo.
Sandy protagoniza campanha da Amazon para Prime Day (Crédito: Divulgação)
Além de Sandy, a comunicação contará com Fernanda Gentil e um time de personalidades com nomes como Lucas Rangel, Fábio Porchat, Blogueirinha, Luana Zucoloto, Mari Kruger, Lara Santana e Pedro Bonvivant.
A Amazon também promoverá um evento exclusivo para creators que fazem parte do seu Programa de Influenciadores, o Creator Lab, e seu squad terá acesso antecipado às ofertas do Prime Day, incentivando a criação de conteúdos autênticos e relevantes em tempo real.
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