NFL troca General Motors por Hyundai
Após o patrocínio à Copa do Mundo no ano passado, empresa coreana investe no futebol americano
Após o patrocínio à Copa do Mundo no ano passado, empresa coreana investe no futebol americano
Meio & Mensagem
29 de junho de 2015 - 2h49
(*) Por Gabe Nelson, do Advertising Age
Há um ano, a Hyundai patrocinou a Copa do Mundo da FIFA com o slogan “Because Fútbol”. Agora, a montadora coreana está indo atrás de um outro tipo de fã de futebol com o novo patrocínio à NFL (National Football League), liga de futebol americano. A NFL e a Hyundai anunciaram nesta segunda-feira, 29, um acordo de patrocínio de quatro anos.
“Nós da Hyundai somos grandes fãs de futebol e achamos que não tem lugar melhor para alcançar clientes, aumentar a consideração e contar a história da marca”, afirmou em comunicado Dave Zuchowski, CEO da empresa nos Estados Unidos. “Nós mal podemos esperar para mostrar aos 188 milhões de fãs da NFL o grande design, as tecnologias avançadas, as performances dinâmicas e as novidades de seguranças na linha de veículos”, complementou.
A parceria permite que a Hyundai use a marca da NFL nas suas ações publicitárias. A marca também ganha acesso prioritário de marketing para eventos anuais como o Scouting Combine, o NFL Draft e o Super Bowl. A Hyundai deixou de anunciar no Super Bowl neste ano – foi a primeira ausência desde 2007. A empresa produziu um comercial com a estrela de “Big Bang Theory” Johnny Galecki na final de 2014 e criou uma plataforma que promovia seu sistema de seguros em 2009.
Com o acordo, a Hyundai substitui a General Motors, que patrocinava a NFL desde 2001. O investimento da GM na liga girava em torno de US$ 25 milhões por ano, mas o aporte anual em marketing na propriedade, incluindo anúncios, foi estimado em mais de US$ 150 milhões anuais.
Os termos financeiros do patrocínio da Hyundai não foram divulgados. A marca coreana e sua coirmã Kia Motors fizeram investimentos pesados em marketing esportivo nos últimos anos. A Hyundai tem estado muito presente em centenas de jogos universitários de futebol desde 2011 por meio de uma parceria com a empresa de marketing esportivo IMG, enquanto a Kia, patrocinadora da NBA, tem uma parceria com o superstar LeBron James para o sedan de luxo K900.
A empresa espera que o patrocínio à NFL aumente os lucros nos Estados Unidos, onde a marca sofreu danos por conta de aumentos de taxas de câmbio e de custos de produção de carros.
A Hyundai vendeu cerca de 303 mil unidades nos Estados Unidos nos primeiros cinco meses de 2015, um aumento de 2,2%, enquanto o mercado aumentou 4,5%, principalmente pela grande demanda por caminhões e crossovers. A marca vende dois modelos de crossover e nenhum caminhão.
Traduzido por Mariana Stocco
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados