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Marketing

NFL troca General Motors por Hyundai

Após o patrocínio à Copa do Mundo no ano passado, empresa coreana investe no futebol americano


29 de junho de 2015 - 2h49

(*) Por Gabe Nelson, do Advertising Age

Há um ano, a Hyundai patrocinou a Copa do Mundo da FIFA com o slogan “Because Fútbol”. Agora, a montadora coreana está indo atrás de um outro tipo de fã de futebol com o novo patrocínio à NFL (National Football League), liga de futebol americano. A NFL e a Hyundai anunciaram nesta segunda-feira, 29, um acordo de patrocínio de quatro anos.

“Nós da Hyundai somos grandes fãs de futebol e achamos que não tem lugar melhor para alcançar clientes, aumentar a consideração e contar a história da marca”, afirmou em comunicado Dave Zuchowski, CEO da empresa nos Estados Unidos. “Nós mal podemos esperar para mostrar aos 188 milhões de fãs da NFL o grande design, as tecnologias avançadas, as performances dinâmicas e as novidades de seguranças na linha de veículos”, complementou.

A parceria permite que a Hyundai use a marca da NFL nas suas ações publicitárias. A marca também ganha acesso prioritário de marketing para eventos anuais como o Scouting Combine, o NFL Draft e o Super Bowl. A Hyundai deixou de anunciar no Super Bowl neste ano – foi a primeira ausência desde 2007. A empresa produziu um comercial com a estrela de “Big Bang Theory” Johnny Galecki na final de 2014 e criou uma plataforma que promovia seu sistema de seguros em 2009.
 

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Com o acordo, a Hyundai substitui a General Motors, que patrocinava a NFL desde 2001. O investimento da GM na liga girava em torno de US$ 25 milhões por ano, mas o aporte anual em marketing na propriedade, incluindo anúncios, foi estimado em mais de US$ 150 milhões anuais.

Os termos financeiros do patrocínio da Hyundai não foram divulgados. A marca coreana e sua coirmã Kia Motors fizeram investimentos pesados em marketing esportivo nos últimos anos. A Hyundai tem estado muito presente em centenas de jogos universitários de futebol desde 2011 por meio de uma parceria com a empresa de marketing esportivo IMG, enquanto a Kia, patrocinadora da NBA, tem uma parceria com o superstar LeBron James para o sedan de luxo K900.

A empresa espera que o patrocínio à NFL aumente os lucros nos Estados Unidos, onde a marca sofreu danos por conta de aumentos de taxas de câmbio e de custos de produção de carros.

A Hyundai vendeu cerca de 303 mil unidades nos Estados Unidos nos primeiros cinco meses de 2015, um aumento de 2,2%, enquanto o mercado aumentou 4,5%, principalmente pela grande demanda por caminhões e crossovers. A marca vende dois modelos de crossover e nenhum caminhão.

Traduzido por Mariana Stocco

 

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