Marketing
O saldão de virais do Magazine Luiza
Vídeos amadores com vendedores fazendo paródias compõem uma estratégia de marketing digital da rede
Vídeos amadores com vendedores fazendo paródias compõem uma estratégia de marketing digital da rede
Luiz Gustavo Pacete
24 de julho de 2017 - 9h59
Nas últimas semanas, vídeos postados no Facebook com vendedores do Magazine Luiza de Avaré, em São Paulo, virou motivo de muitas risadas por seu tom amador e divertido. Os virais trazem funcionários da rede anunciando promoções por meio de paródias de músicas da Anitta e outros cantores.
Alguns deles chegaram a ultrapassar a marca de 500 mil visualizações. A produção de vídeos amadores por funcionários do Magazine Luiza ocorre há alguns anos. No entanto, muitos deles surgiram de forma espontânea até a prática ser incorporada pela empresa. Atualmente, a rede incentiva suas 800 lojas espalhadas pelo Brasil a produzirem os vídeos. O principal objetivo é dar autonomia, independentemente da qualidade ou do resultado.
Lu, do Magazine Luiza, assume bissexualidade
O nome do projeto desenvolvido pela rede é Maga Local. Criada em 2015, o objetivo da área é motivar as lojas a terem seus próprios perfis no Facebook. O principal objetivo, segundo a empresa, é buscar autenticidade.
Marcos Bedendo, sócio-consultor da Brandwagon Consultoria de Branding e Inovação, analisa que esses vídeos do Magazine Luiza reforçam a necessidade que as marcas têm de construir uma identidade de marca sólida e espontânea. “Os colaboradores são importantes porta-vozes e muitas vezes são bem-intencionados. Para engajar corretamente os colaboradores é preciso deixar claro como e de que maneira a participação deles é bem-vinda. Ainda que isso restrinja suas ações, isso não precisa vir carregado de elementos negativos ou policies”, diz Bedendo.
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