Oscar Niemeyer inspira coleção de tênis
Lançamentos da Converse, que detém a marca All Star, homenageiam arquiteto brasileiro
Lançamentos da Converse, que detém a marca All Star, homenageiam arquiteto brasileiro
Roseani Rocha
23 de outubro de 2012 - 2h46
A americana Converse, subsidiária da Nike, vai lançar nesta terça-feira, 23, em festa na capital paulista, uma coleção de tênis que teve como inspiração a obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
A coleção Converse x Oscar Niemeyer, de edição limitada, terá cinco modelos “nas silhuetas do Converse Chuck Taylor All Star, do Jack Purcell e do Skidgrip”, segundo comunicado da empresa. Os produtos pretendem ser interpretações da visão arquitetônica do renomado Niemeyer e estarão disponíveis em lojas especializadas nas principais capitais do País.
A linha é resultado de parceria entre a Converse e a Fundação Oscar Niemeyer, com inspiração na frase célebre do arquiteto “Não é o ângulo reto que me atrai”. Penny Ericson, vice-presidente da Converse Jack Purcell e Premium, destaca que a empresa fez alguns dos produtos mais emblemáticos, modernos e originais da história e esses seriam os pontos de contato entre suas marcas e a obra do arquiteto. "Como um dos grandes visionários artísticos do nosso tempo, Oscar Niemeyer apresenta em suas obras as mesmas qualidades que estamos entusiasmados por reinterpretar nesta coleção", acrescenta.
Para divulgar a linha de produtos, a empresa veiculará campanha de mídia impressa criada pela agência gaúcha GlobalComm. Niemeyer nasceu em 1907, foi um dos pioneiros do Modernismo e seus projetos arquitetônicos, marcados pelas curvas, têm reconhecimento mundial no setor.
Leia abaixo descrição da marca para cada um dos modelos, cujos preços variam de R$ 170 a R$ 270:
– Chuck Taylor All Star HI (cano-alto): com a impressão na lona do famoso poema sobre as curvas manuscrito pelo arquiteto. Apresentada em vermelho, a lingueta cria uma referência inequívoca à entrada dramática do Auditório Ibirapuera em São Paulo.
– Chuck Taylor All Star Oxford (cano-baixo): a curva vermelha define o acabamento da parte superior e cria um contraste ousado com a lona branca. O couro natural completa o look deste tênis casual, compondo detalhes da lingueta, entressola e biqueira.
– Chuck Taylor All Star Chukka Boot: Construído em camurça natural, o modelo foi inspirado no monumento "Tortura nunca mais", projetado por Niemeyer em 1986. O forro, em couro, carrega a ilustração do arquiteto ao Movimento dos Sem Terra e reforça seus ideais humanistas.
– Converse Skidgrip: slip-on apresenta associação às curvas com o contorno vermelho da parte superior e uma referência adicional ao poema no pé direito do tênis. A costura vermelha e o couro natural no calcanhar, conferem mais textura ao modelo.
– Jack Purcell: apresenta opções de cadarço nas cores vermelha e natural. A assinatura do modelo, o famoso "sorriso" na biqueira, também é apresentada na forma lúdica e faz referência às curvas de Niemeyer.
Compartilhe
Veja também
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034