Geraldo Leite
8 de agosto de 2013 - 3h24
Nesses novos tempos de descoberta, quando novos criadores e humoristas, sem pedir licença, conquistam os seus espaços através da Internet, vale comentar que o nosso mercado já teve uma “Porta dos Fundos”.
Foi no século passado, em meados dos anos 50 e 60 e por 9 anos. Era quando existia uma coluna na Revista Propaganda que saia sempre na última página – ao lado da 3ª. capa – com esse mesmo nome Porta dos Fundos, por ser a parte final, a “saída” da revista.
A ideia veio do Rodolfo Lima Martensen, pessoa maravilhosa, que foi presidente da Lintas e um dos patronos do que melhor a propaganda no Brasil já fez.
Eram sempre textos de balanço do mercado, reflexões sobre o papel da comunicação que o Rodolfo, como poucos, sabia levar.
Ele escreveu essa página desde o comecinho da revista e foram 103 crônicas.
Acabo de ler seu texto final, escrito na edição de Novembro de 1964 da revista Propaganda, com o título: “Uma Porta que se fecha”.
Ele conta que aprendeu com o avô Frederico, a maestria de sair na hora certa.
Veja um pouco do que ele fala:
“É com este exemplo em mente que resolvi fechar a “Porta dos Fundos”. …Francamente…103 artigos sobre propaganda, 9 anos bolando novas situações para velhos temas, já é exagero. …
Para que abusar da fidelidade dos leitores, se outro articulista poderá usar esta última página com um novo tema, um novo estilo, dando um outro fecho à revista? Se esta seção tinha algum trabalho a realizar, já teve tempo de fazê-lo. Se não o fez, não há de ser mais tempo que o fará.
Vou fechar então a porta dos fundos. Alegre por ter visto por ela entrar tantos amigos que durante esses anos todos me deram o prazer de sua companhia e de seu incentivo. Com sua licença e com minha gratidão está fechada a “Porta dos Fundos”
…
O Rodolfo era demais, não?
Em meados dos anos 80, antes de eu virar Diretor de Mídia da Lintas, ele, como consultor da casa, me sondava para ver se eu estava preparado. Me deu muitas dicas e sempre foi uma grande inspiração. Foi através dele que eu tive uma das boas entradas no mercado. E eu mal sabia que era pela Porta dos Fundos…
Compartilhe
Veja também
-
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
-
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
-
-
-