Assinar

O Brasil está de olho no Nordeste

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

O Brasil está de olho no Nordeste


25 de outubro de 2012 - 11h42

Faltam menos de três meses para o início da Copa do Nordeste, a maior competição da região em 2013. Sucesso no início dos anos 2000, a Copa volta agora ao calendário da CBF, reunindo os principais times de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. Para mim é mais do que trabalho, mais do que negócio. Presenciei os estádios lotados, a emoção dos confrontos, o reconhecimento do público, a chuva de patrocinadores e o início de uma nova era para os clubes. O que poderia ter acontecido lá atrás, está prestes a se materializar dez anos depois: os clubes do Nordeste podem voltar a figurar entre os protagonistas nas principais divisões do Campeonato Brasileiro.

Por estar envolvido há tanto tempo com a competição e estar próximo das novidades esportivas, o Esporte Interativo (empresa que tenho a honra de presidir) será o único canal de esportes a transmitir a competição para todo o Brasil. E mais: seremos os únicos a transmitir todos os 62 jogos. A TV Globo também dará grande visibilidade ao torneio, fazendo uma transmissão por rodada para a região Nordeste.

Mas o que há de tão incrível nesta Copa? Em 2002 a Copa do Nordeste teve a maior média de público entre todas as competições do Brasil no primeiro semestre e foi considerada pela revista Placar, em sua matéria de capa, como a Competição mais bem sucedida do futebol brasileiro. As audiências na região Nordeste da TV Globo foram muito superiores às dos campeonatos paulista e carioca que acontecem nas mesmas datas. E Coca-cola, TIM, Bavaria, Tigre, SAT e DirecTV tiveram um retorno extraordinário como patrocinadores.

A Copa do Nordeste reúne em uma única competição, durante três meses, a nata do futebol da região, mexe com torcidas fanáticas e apaixonadas e abre oportunidade única para marcas que querem investir no Nordeste. Não há na região nordeste outro evento que mobilize tanta gente em torno de uma paixão e que seja uma plataforma de marketing para a região que mais tem crescido no Brasil. Não custa lembrar que a população do Nordeste é maior que a da Espanha e o PIB maior que o do Chile. Não é a toa que a corrida entre cervejas, montadoras, operadoras de telefonia, entre outros, pra patrocinar a competição já começou.

Já existe uma grande movimentação refletida no crescimento da Região Nordeste, em vários setores da economia. O que dizem por aí é que, em termos de importância, a Região Nordeste está para o Brasil, assim como o Brasil está para o mundo. O que já tinha motivos de sobra para ser comemorado, ganha ainda mais força e num aspecto tão lúdico e apaixonante, como o futebol. Crescer faz bem para qualquer lugar. Crescer com a paixão, a força e a união que mobiliza o esporte torna tudo isso ainda mais nobre. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034

  • Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento