Milena Seabra
30 de agosto de 2013 - 2h05
Ninguém tem dúvida sobre o quanto a internet aproximou distâncias e pessoas, mas ao mesmo tempo todos questionam o quanto o mundo virtual tem transformado as relações sociais e pessoais em relações mais superficiais ou menos reais, podemos assim dizer.
Essa última semana o jornal O Globo publicou uma matéria muito interessante sobre o comportamento das pessoas frente à internet e como as pessoas altamente conectadas se relacionam com outras mídias, como a TV, que já é considerada por muitos uma força potencial das estratégias digitais e que é consumida cada vez mais acompanhada de outras telas.
O que me chamou atenção e que vale uma reflexão é a nova visão que essa matéria trouxe, para mim pelo menos, ao apresentar dois grandes levantamentos americanos sobre como as pessoas têm se comportado em relação ao tempo. No total foram entrevistadas cerca de 150 mil pessoas, o General Social Survey (GSS) ouviu 55 mil pessoas entre 1974 e 2012 e o American Time-Use Survey, que ouviu 100 mil pessoas de 2003 a 2011. A conclusão contradiz algumas crenças pré-estabelecidas, como a de que a internet prejudica as relações e contatos pessoais.
Os levantamentos mostram que após o surgimento da internet, os americanos passaram a visitar mais seus parentes, subindo de 68,4 visitas anuais antes da internet para 84,7 atualmente. Somente no ano passado os não internautas viram seus amigos 44 vezes ao ano, em media, enquanto aqueles conectados ao mundo virtual, com períodos superiores a 10 horas semanais, estiveram com seus amigos 61 vezes ao ano.
Já em relação ao comportamento de consumo das mídias, todos sabem que a TV pode potencializar ainda mais a internet, mas o crescimento do hábito de ver TV provocado pela internet é uma visão nova e muito interessante.
Segundo o artigo, na Holanda o tempo médio que o telespectador assiste à TV por semana cresceu após a entrada da internet. Nos EUA, a TV também continua forte e o tempo de TV consumido por um internauta é praticamente o mesmo consumido pelo não internauta.
No Brasil as duas mídias continuam fortes e o consumo delas simultaneamente vem crescendo. A ComScore afirma que 73% dos internautas acessam à rede enquanto assistem à TV. " A fatia dos internautas que assistem a TV mais de uma vez ao dia saltou de 56% para 60% em um ano", destacou ainda a ComScore.
O que podemos perceber é que o tempo não está sendo dividido pelas mídias, mas é o usuário que se divide para dar conta da simultaneidade da informação e os veículos tradicionais assumiram cada vez mais o papel de curadores da informação. O artigo de O Globo mostra ainda o depoimento de um internauta de 31 anos que apesar de passar praticamente 50% da sua vida imerso na internet, tem um forte vínculo com a TV e destaca que para ele o mais interessante é a facilidade de simplesmente ligar a TV e ter a certeza de que irá ver um material de qualidade que alguém escolheu para você. Ele ainda destaca que a internet te possibilita o mundo em um click, desde que você saiba o que buscar.
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