Assinar

Producao de veiculos recua 20

Buscar
Publicidade
Marketing

Producao de veiculos recua 20

Índice foi verificado durante o primeiro bimestre, mas a Anfavea ainda acredita numa alta de 2% para o ano


7 de abril de 2012 - 8h30

A produção de automóveis recuou 20% nos primeiros dois meses deste ano, para 429,6 mil carros, contra as 533,5 mil unidades fabricadas um ano antes. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a queda foi provocada pelo período de férias coletivas concedido no mês de janeiro, além do feriado do carnaval, em fevereiro. Apesar da diminuição, a entidade acredita que a produção deva aumentar de 0,7% em 2011 para 2% em 2012, o equivalente a 3,475 milhões de carros. Já a projeção para as vendas é de um crescimento entre 4% e 5%, um volume próximo de 3,81 milhões de veículos. As informações são da Reuters.

Brasil e México
Os 7,6 mil automóveis emplacados pela Nissan no último mês de fevereiro renderam à montadora japonesa um crescimento de 80% nas vendas, além de uma escalada de seis colocações no ranking brasileiro de emplacamentos. A marca busca aumentar a sua participação de mercado dos atuais 3,3%, obtidos em fevereiro, para 5% até 2014.

Mas vê com ressalvas a intenção do governo de interromper um acordo firmado há dez anos, que isenta a cobrança do imposto de importação e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os veículos produzidos no México. Dois dos campeões de vendas da Nissan no Brasil, o compacto popular March e o sedã Versa, são produzidos por lá, enquanto o Livina e a Frontier são montados na fábrica da Renault no Paraná.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Nissan só deve comentar o assunto depois do parecer final do governo, previsto para ser anunciado ainda em março. A possibilidade de rompimento do acordo surgiu depois que o governo brasileiro percebeu um deficit de US$ 1,55 bilhão na balança comercial do setor e uma elevação de 266% nas importações de veículos nos últimos cinco anos.

Europa
A produção da indústria automotiva europeia caiu de 14,8 milhões em 2009 para 13,1 milhões de veículos em 2011. A previsão para 2012 é cair ainda mais, para 11,9 milhões de carros, segundo estimativas da Associação Europeia dos Produtores de Veículos, publicada na edição dessa quarta-feira, 7, pelo jornal Brasil Econômico.

Os números são reflexo das incertezas provocadas pela crise na Europa, cenário que está levando as montadoras a acelerar a realização de parcerias capazes de minimizar possíveis perdas. Além de já ter firmado uma aliança com a Peugeot para a criação de um motor híbrido, a BMW estuda um novo acordo, desta vez com a General Motors, para avançar no mercado americano.

De acordo com informações da Bloomberg, o anúncio foi feito nesta terça-feira, 6, durante o Salão do Automóvel de Genebra, palco para a confirmação desse tipo de iniciativa também por outras marcas, como General Motors e Peugeot Citröen. Já a Fiat negocia uma aliança com a Suzuki e Mazda para acirrar a disputa no mercado asiático. A montadora italiana passa atualmente por um processo de integração das suas atividades com a Chrysler, resultado da fusão realizada em 2009.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas

  • As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024

    As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024

    Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano