ProXXIma México: do blog ao carro conceito
O case colaborativo Fiat Mio e seu legado foram tema do segundo painel do evento
O case colaborativo Fiat Mio e seu legado foram tema do segundo painel do evento
Meio & Mensagem
7 de abril de 2012 - 6h19
José Saad Neto, do ProXXIma
A construção de um carro conceito a partir da colaboração de internautas foi o tema do segundo painel do ProXXIma México. Representante da Fiat, Bertrand Cocallemen, diretor-executivo de planejamento da AgênciaClick Isobar, apresentou o projeto Fiat Mio desde sua concepção. Segundo ele, a ideia original, surgida em 2009, era criar um blog para que os internautas pudessem contribuir com sugestões sobre o que seria o carro do futuro. “Tínhamos um desafio colocado pelo próprio cliente. Discutimos muito e decidimos abrir um proceso que é históricamente muito fechado: a construção de um automóvel”, contou.
O engajamento social gerado pelo projeto superou tanto as expectativas que em poucos meses agência e cliente precisaram rever sua estratégia, revelou Cocallemen. “Lançamos um blog em português e meses depois tínhamos sugestões vindas de usuários de mais de cem países”, adicionou. A partir daí, o blog foi aprimorado e se tornou uma plataforma de comunicação colaborativa aberta e disponível em seis idiomas. “Em uma industria fechada como a automotiva, foi uma quebra de paradigmas”, explicou o representante da agência.
Segundo dados divulgados pela Fiat, ao longo de quase dois anos o projeto Mio contabilizou dois milhões de visitantes únicos e onze mil ideias oriundas de 17 mil internautas de 160 países. O resultado – o carro conceito, de fato – foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2010. “Recebemos visitantes de todo o Brasil em nosso stand. Pessoas que enviaram suas sugestões e se sentiam um pouquinho autoras do veículo”, afirmou Cocallemen.
Legado
A Fiat é uma nova montadora depois do projeto Fiat Mio, garantiu. Para o executivo da AgênciaClick, a empresa abriu mais seus proceso decisórios. “Atualmente, há comitês formados por diferentes áreas que se dedicam a discutir as grandes decisões da companhia. As decisões são compartilhadas”, revelou.
Questionado sobre a influência do projeto Fiat Mio nos lançamentos previstos pela montadora e até mesmo sobre a possibilidade do carro conceito se tornar um automóvel comercial, Cocallemen diz que há planos de continuidade da plataforma e que o legado do Fiat Mio influenciará muito ainda na forma de atuação da empresa. “É algo maior do que só um carro conceito. É uma forma de pensar de forma integrada, colaborativa e aberta”, finalizou.
Compartilhe
Veja também
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda