Publicidade em celular movimenta US$ 8, 9 bi
América Latina, no entanto, representou somente 0,6% desse montante ano passado
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Meio & Mensagem
9 de julho de 2013 - 12h10
Citando dados de um estudo do IAB dos Estados Unidos, IAB Europa e da IHS, a publicação Gigaom, aponta que os gastos das empresas em publicidade dedicada aos aparelhos celulares fez a receita do meio chegar a US$ 8,9 bilhões em 2012, contra os US$ 4,3 bilhões de 2011, crescendo 83%.
O resultado é atribuído ao aumento do mercado de smartphones, ou seja, quanto maior o número dessa categoria de aparelhos, mais aumentam os gastos das empresas em publicidade mobile. A Gigaom destaca que ao falar no Congresso Mundial de Celulares, em Barcelona, Hans Vestberg, CEO da Ericsson, afirmou que a metade dos aparelhos vendidos em 2013 será de smartphones.
Quanto aos dados de mercado, anteriormente, havia previsões da Gartner Research de que a receita global de publicidade em celulares seria de US$ 9,76 bilhões em 2012 e que aumentaria para US$ 11,4 bilhões este ano.
Ao ser avaliada por região, a receita atingida em 2012, mostra que a América Latina é o local do mundo que menos investe nessa modalidade de marketing. Representa somente 0,6% do montante, contra 1,2% do Oriente Médio e África; 1,3% da Europa Central; 16,9% da Europa Ocidental; 39,8% da América do Norte; e, finalmente, 40,2% da Ásia-Pacífico.
Mas justamente porque não são mercados saturados, os maiores crescimentos, considerando ano sobre ano foram registrados pela Europa Oriental (91% sobre o ano anterior), seguida da América Latina (71%), Europa Central (69%) e Oriente Médio e África (68%).
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