Quando a internet fala muito mais alto
Exemplo recente da marca Jandaia, que decidiu suspender as vendas de cadernos após ser acusada de machismo e sexismo, reforça o poder de voz do consumidor na era da convergência digital
Exemplo recente da marca Jandaia, que decidiu suspender as vendas de cadernos após ser acusada de machismo e sexismo, reforça o poder de voz do consumidor na era da convergência digital
Meio & Mensagem
26 de fevereiro de 2013 - 1h30
O poder de voz que a internet, centrada nas redes sociais, deu para o consumidor acaba de fazer mais uma vítima. Desta vez, foi a marca de material escolar e informática Jandaia que recebeu pesadas críticas por utilizar mensagens e imagens alusivas a machismo e sexismo para ilustrar a capa da linha Placas, de cadernos universitários.
Com a frase “Cuidado, animais na pista”, a capa de um dos cadernos é ilustrada pela figura estilizada de uma mulher entre dois carros. “Os animais não se referem de maneira nenhuma à figura da mulher, mas sim aos motoristas que disputam rachas de forma imprudente pelas nossas ruas”, se defende a Jandaia por meio de post no Facebook, centro das queixas registradas pelos consumidores nesta segunda-feira 25. “Essa capa de caderno é no mínimo abominável. Que vergonha”, comenta um dos usuários.
Chama ainda a atenção o adesivo interno do caderno, que sugere a “fórmula do amor”, representada pela soma de um homem e de uma mulher ao lado de um copo de bebida. “Todos nós da equipe Jandaia concordamos que fomos muito infelizes com as imagens escolhidas para a coleção Placas, apesar de não termos tido a intenção de agredir ou incentivar formas de preconceito e violência contra ninguém. Reconhecemos nosso erro, e nos comprometemos que isso não voltará a acontecer. Decidimos cancelar as vendas deste produto para as papelarias, além de realizar uma campanha educativa que reflita sobre os temas que surgiram nas discussões”, informa a Jandaia. A falta de criatividade e de responsabilidade na composição do material gráfico também foram apontadas pelos consumidores.
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